Página inicial > Notícias > UFABC recebe três prêmios nas Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM

UFABC recebe três prêmios nas Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM

Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 18h11

Estudantes da UFABC recebem três premiações na XXVII Jornadas de Jovens Pesquisadores, realizada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre os dias 23 e 25 de outubro. O evento é organizado pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e, em 2019, teve como tema central “A Ciência e a Tecnologia na Produção de Inovação e Transformação Social”. A edição contou com a presença de 34 universidades, cerca de 600 trabalhos inscritos e mais de 1.000 avaliações nas modalidades apresentação oral e pôster.

A AUGM, fundada em agosto de 1991, é uma rede de universidades públicas e autônomas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que compartilham suas vocações, seu caráter público e suas similaridades em estruturas acadêmicas e níveis equivalentes de serviços.

As Jornadas promovidas pela AUGM fomentam, desde cedo, o relacionamento entre os jovens pesquisadores dos países da região, por meio do desenvolvimento de redes interpessoais e científico-acadêmicas. Dessa maneira, possibilitam a formação de grupos regionais de pesquisa científica, bem como de profissionais qualificados e cidadãos comprometidos com a realidade atual da América Latina.

A UFABC foi convidada a participar do evento, para o qual se inscreveram vinte e quatro de seus estudantes de graduação e pós-graduação. Dentre eles, três receberam premiação de melhor trabalho acadêmico: Luana Dandara Barreto Torres, na categoria Ciência, Tecnologia e Inovação; Wesley Lima de Araújo, em Educação para a Integração; e Adriano Gomes de Freitas, em Engenharia Mecânica e de Produção.

Para o próximo ano, a edição XXVIII das Jornadas de Jovens Pesquisadores será sediada pela Universidad de Santiago de Chile (USACH).

Segue o detalhamento dos trabalhos premiados:

Adriano Gomes de Freitas

Área: Engenharia Mecânica e de Produção

Trabalho: Otimização de um protótipo de injetor pressurizado para um sistema industrial de transporte pneumático

Modalidade: Apresentação Oral

Luana Dandara Barreto Torres

Área: Ciência, Tecnologia e Inovação

Trabalho: Avaliação da dinâmica de acumulação, ressuspensão e degradabilidade de atrazina em sedimento de reservatórios naturais replicados em escala piloto

Modalidade: Apresentação Oral

Wesley Lima de Araújo

Área: Educação para a Integração

Trabalho: Um olhar para a matemática no curso técnico de automação integrado ao ensino médio