Página inicial > Notícias > Alunas do Ensino Fundamental participam do Curso Menina Ciência • Ciência Menina

Publicado: Sábado, 26 de Outubro de 2019, 17h14

A cerimônia de abertura do Curso Menina Ciência • Ciência Menina aconteceu em 19 de outubro, na Universidade Federal do ABC, campus Santo André. Ao lado de seus familiares, participaram da solenidade as cinquenta meninas do Ensino Fundamental II que foram sorteadas para cinco sábados de atividades do Curso. Estiveram presentes o Vice-Reitor, Wagner Carvalho; o Diretor do CCNH, Ronei Miotto; o Diretor do CECS, Harki Tanaka; o Coordenador do ProfMat/CMCC, Eduardo Guéron; a Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Vânia Trombini Hernandes; a Coordenadora do Curso Menina Ciência • Ciência Menina, Maria Inês Ribas Rodrigues. Esses representantes da UFABC reiteraram ao público a relevância da iniciativa, por meio de palavras de incentivo e entusiasmo.

No primeiro dia (19/10) do Curso, houve uma palestra sobre Método Científico e as meninas também puderam aprender sobre Física e Paleontologia com pesquisadoras renomadas que atuam nas respectivas áreas. No segundo encontro, que ocorreu no último sábado (26/10), os temas explorados foram Buracos Negros, Astrobiologia, Eletricidade e a Teoria da Relatividade de Einstein.

Em sua primeira edição, o Menina Ciência • Ciência Menina teve uma procura expressiva - foram mais de duas mil inscrições para o curso. A iniciativa é pioneira na Região do Grande ABC e visa aproximar as meninas da Ciência, além de promover a interação com as atividades de pesquisa da Universidade e a visibilidade da rotina acadêmica para a comunidade local.

Estão previstos ainda mais três encontros até o final de novembro. Para saber mais, acesse ao site oficial do curso Menina Ciência • Ciência Menina:

Atualizado em: 31/10/2019