Página inicial > Notícias > Evento debate patentes, empreendedorismo e biotecnologia no Brasil

Evento debate patentes, empreendedorismo e biotecnologia no Brasil

Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2019, 10h23

Na tarde do último dia 29, ocorreu o ciclo de palestras “Propriedade Intelectual em Biotecnologia e Nanomedicina” promovido pelo núcleo estratégico de Nanomedicina (NANOMED) no campus Santo André.

Sob o tema “Propriedade Intelectual em Química”, a primeira intervenção conduzida pelos professores Nelson Caballero e Amedea Seabra teve como objetivo incentivar o uso de patentes. Foi apontado o rico espaço de informações e pesquisas na área embora seja ainda preocupante o baixo uso desses recursos no Brasil. Além do destaque à finalidade e às formas de aplicação no mercado, houve demonstração sobre como realizar buscas sobre patentes, por meio de combinações de pesquisa e de palavras-chave.

A professora Anapatrícia de Oliveira Morales Vilha abordou o tema “Empreendedorismo e Propriedade intelectual em Biotecnologia”, com destaque aos dados de 2018 disponibilizados pelo grupo de consultoria Biominas Brasil. Por meio dessa investigação, foi possível constatar que existem, em nosso país, aproximadamente 250 empresas de biotecnologia, sendo 60% delas de pequeno porte. Embora esse campo seja considerado ainda recente, a sua aplicação interdisciplinar está presente em diversos segmentos, como saúde humana e animal, agricultura, insumos e reagentes. Segundo o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), entre 2010 e 2016, houve 1.583 pedidos de patentes em biotecnologia e 220 depósitos por ano, sendo as universidades as maiores depositadoras.

dsc0671 2 interna

Após as intervenções, foi aberto espaço para debate entre os participantes do evento.