Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Evento na UFABC reúne quatro secretários de prefeituras da região
Início do conteúdo da página

Evento na UFABC reúne quatro secretários de prefeituras da região

Publicado: Terça, 02 de Abril de 2013, 09h08
imagem sem descrição.

O II Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Pró-reitoria de Pesquisa, contou com a participação de secretários de governo de quatro cidades da região do ABC. O encontro evidenciou os problemas que a região do ABC enfrenta com a gestão do lixo urbano.

Participaram do evento o secretário de Planejamento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento Básico de Ribeirão Pires, Temístocles Cardoso Cristófaro, a secretária de Meio Ambiente de Diadema, Denise Ventrici, a secretária de Meio Ambiente de Mauá, Tânia Regina Nunes Vieira, e o secretario de Serviços Urbanos do de São Bernardo do Campo, Tarcísio Secoli. Pela UFABC, participaram, além do pró-reitor de Pesquisa, Klaus Capelle, que fez a abertura e fechamento do evento, o pró-reitor de Graduação, Derval Rosa, e o diretor do CECS, Gilberto Martins, que apresentaram palestras.
 
Cristófaro destacou em sua apresentação o processo de coleta seletiva e economia solidária que foram implantados em Ribeirão Pires. Denise Ventrici apresentou o programa "Vida Limpa", que faz parte da gestão de resíduos sólidos em Diadema, enquanto Tânia Regina Nunes Vieira abordou a relação entre as bacias hidrográficas de Mauá e o tratamento dos resíduos. Secoli apresentou o projeto "Sistema de Processamento e Aproveitamento de Resíduos e Unidade de Recuperação de Energia (SPAR-URE-SBC)".

Em sua participação, Derval Rosa mostrou os resultados parciais de seu projeto de pesquisa intitulado "Reciclagem de Plásticos – Inclusão Social e os Desafios Tecnológicos". Por sua vez, o diretor do CECS, Gilberto Martins, apresentou o projeto de pesquisa que foi aprovado no programa de P&D da Aneel, em parceria com a Petrobrás, em janeiro deste ano, cujo título é "Estudo da Geração em Ciclo Combinado a partir de Biogás e Resíduos Sólidos".

Durante a abertura e o fechamento do evento, Capelle enfatizou a importância de eventos que aproximem a academia dos governos municipais e das empresas e a necessidade de dar prosseguimento a esse tipo de iniciativa por meio da elaboração de convênios de pesquisa.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página