Página inicial > Notícias > Evento solene marca início de período para nova gestão universitária

Evento solene marca início de período para nova gestão universitária

Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 11h22

A UFABC promoveu a transmissão do cargo de reitor ao professor Dácio Matheus em solenidade realizada na segunda-feira (25) no Campus Santo André, no Piso Vermelho do Bloco A. Durante a cerimônia, Klaus Capelle, reitor da última gestão, e o novo mandatário assinaram o termo de transmissão de cargo e cumpriram os demais ritos tradicionais que simbolizam a troca da gestão.  Após o ato de transmissão, o reitor Dácio deu posse ao novo vice-reitor da UFABC, professor Wagner Carvalho.

Além do público interno, a sessão solene contou com a presença de autoridades federais, regionais e representantes de instituições de ensino superior e de pesquisa. Compuseram a mesa de honra, além dos dirigentes da Universidade, o secretário executivo substituto do Ministério da Educação, Felipe Sartori Sigollo, o vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias de Araújo Filho, e as reitoras das Universidades Federais de São Carlos e de São Paulo, respectivamente, Wanda Aparecida Machado Hoffmann e Soraya Soubhi Smaili.

Em seu pronunciamento, Klaus Capelle destacou o crescimento da UFABC ocorrido em sua gestão e fez menção especial ao sentimento de orgulho e alegria diante do destaque alcançado por alunos da Universidade, nos últimos anos, em competições e participações em eventos internacionais. Para ele, um dos grandes desafios atuais da instituição, além do  enfrentamento da crise econômica e política, será o de promover simultaneamente os dois sentidos  complementares  abarcados na palavra Educação: a instrução formal de excelência e o tratamento digno do ser humano,  com tolerância às diferentes formas de pensamento. Esses preceitos, segundo Klaus, estão representados pelos dois novos dirigentes.

Em sua manifestação final, Dácio Matheus disse que dentre os objetivos da nova gestão, que vai até 2022, está o de reforçar o papel da UFABC como geradora de soluções regionais e locais e, ao mesmo tempo, intensificar sua atuação nas fronteiras do conhecimento e nos grandes desafios da ciência, gerando assim novas oportunidades para o desenvolvimento da região e do país. Ele afirmou que a UFABC seguirá a missão de ser referência como prática de inovação e inclusão pedagógica, enfrentando as crises por meio de uma administração transparente que, eventualmente, “pode alternar a velocidade, mas sempre manterá a direção no sentido da educação como prioridade”.

Marcador(es):