Página inicial > Notícias > Força Aérea Brasileira doa aeronaves desativadas para a UFABC

Força Aérea Brasileira doa aeronaves desativadas para a UFABC

Publicado: Sexta, 19 de Mai de 2017, 14h00

Nesta sexta-feira (19 de maio), a UFABC recebeu, no Campus São Bernardo do Campo, duas aeronaves desativadas da Força Aérea Brasileira, destinadas ao curso de graduação em Engenharia Aeroespacial.

O processo de solicitação de doação das referidas aeronaves foi iniciado em 2010, quando a UFABC oficializou seu interesse por tais equipamentos, então disponíveis na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, para fins de doação para exibição pública e apoio à pesquisa e à formação de novos engenheiros aeroespaciais.

A UFABC insere-se no contexto aeronáutico por ser uma das primeiras universidades brasileiras a oferecer uma graduação em Engenharia Aeroespacial – que, na ocasião do primeiro contato com o Comando da Aeronáutica, contava com o maior corpo docente da área no país. Os laboratórios específicos do curso, no entanto, ainda careciam de equipamentos importantes e de difícil aquisição, como aeronaves reais, a partir das quais os alunos podem conhecer sistemas e aspectos práticos de conteúdos imprescindíveis à sua formação, relativos a áreas como aerodinâmica, estruturas, sistemas de propulsão e instrumentação.

Em 2014, o Ministério da Defesa formalizou a possibilidade de doação das duas aeronaves agora recebidas: Bell UH-1H (Iroquois) e Embraer EMB-110. Os equipamentos serão incorporados ao arsenal de instrumentos de ensino e pesquisa da Engenharia Aeroespacial da UFABC e representarão mais um valioso distintivo da qualidade do curso, por contribuírem diretamente para a melhor formação de profissionais aptos à atuação ampla e especializada na estratégica indústria aeroespacial e na aviação militar, de fundamental importância ao desenvolvimento nacional.

O Diretor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, Prof. Dr. Annibal Hetem Junior, esteve presente na ocasião da recepção das aeronaves. De acordo com ele, "a instalação dessas aeronaves na UFABC elevará o nível de nossos cursos, além colocar a nossa universidade na constelação das instituições de ensino que têm essa classe de instalações – um restrito e privilegiado grupo de universidades. Lembremos ainda do fato de terem sido aeronaves que estiveram na ativa: isso agrega a esses equipamentos um valor histórico e patriótico único e insubstituível. As aeronaves serão utilizadas como laboratórios para a prática de vários temas e disciplinas de nossos cursos regulares. Não podemos esquecer que a simples presença dessas aeronaves em nosso Campus SBC trará ainda mais valor e prestígio para a UFABC".

19 05 17b