Página inicial > Notícias > UFABC realiza I Simpósio Nacional de Pesquisa de Educação em Direitos Humanos

UFABC realiza I Simpósio Nacional de Pesquisa de Educação em Direitos Humanos

Publicado: Quinta, 16 de Junho de 2016, 16h52

A UFABC realizou o I Simpósio Nacional de Pesquisa de Educação em Direitos Humanos no dia 4 de junho no Campus São Bernardo. O evento também ficou marcado pela formatura de 300 alunos do curso de Aperfeiçoamento EDH – UFABC, que apresentaram trabalhos na forma de pôsteres científicos, resultados de projetos de intervenção em Educação em Direitos Humanos realizados por eles nas escolas.

A mesa “Educação em Direitos Humanos e Cidadania” abriu o Simpósio. Estiveram presentes na abertura Daniel Arruda (consultor da UNESCO, ex-assessor da SECADI/MEC), Janaina Gallo (representante da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo), Adriana Pereira da Silva (representante da Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo), Dácio Roberto Matheus (vice-reitor da UFABC), Leonardo Steil (pró-reitor adjunto de Graduação da UFABC), Marcela Sorelli Carneiro Ramos (Pró-Reitora de Pesquisa da UFABC) e Gustavo Galati (pró reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC).

Na parte da tarde, aconteceu a Mesa “Educação em Direitos Humanos e Movimentos Sociais”, com representantes de diversos estados brasileiros dos movimentos sociais de gênero, LGBT, das pessoas com deficiência, dos idosos, da criança e adolescência, da diversidade religiosa e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello. O simpósio contou com a apresentação do grupo cultural De Gaulle Companie de Ballet, da EMEF General De Gaulle. Também se apresentou o grupo Trabalhando Arte com Amor, da EMEIF Raul Pompéia - Taipas, com dança do ventre, street dance, hip hop e capoeira.

direitoshumanos16 06 2016 2

Projeto Educação em Direitos Humanos/UFABC

O Projeto Educação em Direitos Humanos/UFABC é um projeto de ensino, pesquisa e extensão formado pela parceria entre o MEC, a Prefeitura de São Paulo e a UFABC com gestão do Comfor. Segundo Ana Maria Dietrich, professora do Bacharelado de Políticas Públicas da UFABC e coordenadora do projeto, seus objetivos são “contribuir para a consolidação de uma cultura dos direitos humanos e combater as formas de preconceitos, exclusão e violência no ambiente escolar”. Sua ação se faz por meio de cursos semipresenciais de formação continuada voltados para educadores, elaboração de materiais didáticos e de pesquisa acadêmica, além de fortalecer o diálogo entre os movimentos sociais, ONGs, associações de Direitos Humanos e a universidade. “Pretendemos continuar com a especialização”, afirma Dietrich. No próximo dia 20 de agosto, acontecerá a segunda etapa do Simpósio com a formatura de mais 200 cursistas.