Página inicial > Notícias > I Virada Científico-Cultural da UFABC atrai crianças, jovens e adultos

I Virada Científico-Cultural da UFABC atrai crianças, jovens e adultos

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 11h22

A UFABC abriu as portas no último fim de semana para acolher a comunidade por meio de sua I Virada Científico-Cultural. O evento foi organizado pela Associação de Docentes da UFABC (ADUFABC), Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do ABC (SinTUFABC) e Diretório Central dos Estudantes (DCE), com apoio da Reitoria.

Campus Santo André

No sábado (19), o piso vermelho do campus Santo André foi tomado pela exposição de pôsteres sobre projetos de ensino, pesquisa e extensão, cujos resultados apontam caminhos para os problemas enfrentados pela sociedade contemporânea.

Além de visitas a espaços da Universidade (laboratórios e biblioteca), as atividades interativas propostas por pesquisadores do Laboratório de Exposição de Matemática (Expomat) e do Laboratório de Gestão de Riscos são exemplos de intervenções que envolveram o público adulto e infantil. No Bloco L, os visitantes puderam experimentar a sensação de estar nas alturas em laboratório que envolve conceitos de realidade virtual.

Na área externa do campus, teve destaque a equipe de alunos que representa a Universidade na seletiva nacional do Torneio Internacional de Físicos. Os discentes demonstraram aos presentes experimentos cujos princípios embasam a resolução de problemas cotidianos apresentados durante a competição, que será realizada na UFABC, em dezembro de 2019.

Campus São Bernardo do Campo

No domingo (20), as crianças que foram ao campus São Bernardo aproveitaram as atividades propostas e o espaço para brincar durante o segundo dia da Virada. Participaram de jogos e colocaram a mão na massa para confeccionar brinquedos com diferentes formas e texturas. Ensinaram e aprenderam a manipular materiais para produzir slime, massinhas de modelar e brinquedos com lixo reciclável.

A exibição de documentários também reuniu grupos que debateram questões relacionadas aos direitos reprodutivos das mulheres, planejamento territorial, política nas redes digitais e alimentação agroecológica. Entre esses debates, os presentes tiveram a oportunidade de apreciar intervenções artísticas, exposições e experimentos científicos.

A Virada Cientítico-Cultural da UFABC foi encerrada com a peça O Capital, encenada pelo grupo de teatro Arlequins. Após a apresentação, a plateia foi convidada a participar de debate com o elenco e a direção sobre o processo de produção do espetáculo.