Página inicial > Notícias > Iniciação científica recebe bolsas do CNPq

Iniciação científica recebe bolsas do CNPq

Publicado: Sexta, 18 de Abril de 2008, 10h14

A UFABC recebeu 20 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O valor de cada uma será o mesmo já pago pelos programas da própria Universidade - R$ 300. A Pró-reitoria de Pesquisa já divulgou o edital para seleção dos projetos que serão beneficiados com as novas bolsas, a partir de agosto.

As inscrições estarão abertas de 6 de junho a 6 de julho. Podem participar do processo alunos que cursem, pelo menos, duas disciplinas na UFABC (ou curso superior regular em outra instituição), que apresentem coeficiente de rendimento mínimo, que não tenham vínculo empregatício nem atividade geradora de renda e que não recebam outro tipo de bolsa, exceto a de natureza sócio-econômica. Os interessados também devem contar com um projeto de iniciação científica e com a anuência de um professor da UFABC como orientador.

Qualidade docente

No segundo semestre, com a disponibilidade dos recursos do CNPq, a UFABC ultrapassará a marca de 100 projetos de iniciação científica contemplados com apoio financeiro. A liberação das bolsas via PIBIC reforça o reconhecimento do grau de qualidade do corpo docente da Universidade, já que a produção dos professores é um dos fatores que mais contam na distribuição das bolsas entre as instituições pleiteantes.

Só podem participar da seleção do CNPq universidades com quadro permanente de pesquisadores. Eles devem atuar em regime de dedicação exclusiva, ser cadastrados no CNPq com título de doutor, precisam ter expressiva e recente produção, divulgada nos principais veículos de comunicação da área e ter experiência na orientação e formação de recursos humanos qualificados.

A instituição também deve oferecer condições necessárias para a implantação, gerenciamento, acompanhamento e avaliação do programa. A seleção e locação das cotas do PIBIC são anuais e os programas têm duração de 12 meses.

UFABC