Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Inscrições para ingresso na UFABC via SiSU começam terça-feira (21)
Início do conteúdo da página

Inscrições para ingresso na UFABC via SiSU começam terça-feira (21)

Publicado: Sexta, 17 de Janeiro de 2020, 17h53

Entre 21 e 26 de janeiro, estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2019 podem se candidatar a uma das 1988 vagas oferecidas pela Universidade Federal do ABC (UFABC). As inscrições serão realizadas no site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Os candidatos às vagas da UFABC no SISU 2020 poderão escolher um dentre os quatro cursos de ingresso da instituição: as Licenciaturas Interdisciplinares em Ciências Naturais e Exatas ou em Ciências Humanas, bem como os Bacharelados Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia ou em Ciências e Humanidades.

As vagas desses cursos estão distribuídas entre os campi Santo André e São Bernardo do Campo, nos períodos matutino e noturno, conforme o quadro abaixo:

Campus Santo André: 1.173 vagas
Curso Turno Vagas
Bacharelado em Ciência & Tecnologia Matutino 506 1.013
Noturno 507
Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas Matutino 80 160
Noturno 80
Campus São Bernardo do Campo: 835 vagas
Curso Turno Vagas
Bacharelado em Ciência & Tecnologia Matutino 216 435
Noturno 219
Bacharelado em Ciências & Humanidades Matutino 175 350
Noturno 175
Licenciatura em Ciências Humanas Matutino 25 50

Disponível em: prograd.ufabc.edu.br/sisu/vagas

Como parte das Políticas Nacionais e Institucionais de Ação Afirmativa, a UFABC reserva 50% de suas vagas anuais para estudantes que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas. As vagas dessa e das demais modalidades de concorrência se encontram descritas no quadro abaixo:

Modalidades de concorrência (Edital de Ingresso, item 2.3.)
I. Candidatos Oriundos de Escolas Públicas

• Independentemente de outra condição

Conforme disposto na Lei Nº 12.711/2012 e na Lei Nº 13.409/2016, há vagas para subgrupos:

• de renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo

• de cor Preta, Parda ou Índia (PPI)

• Pessoas com Deficiência (PcD)

II. Pessoas com Deficiência (PcD) independentemente de outra condição
III. Refugiados e Solicitantes de Refúgio independentemente de renda familiar
IV. Refugiados e Solicitantes de Refúgio em situação de Vulnerabilidade Econômica
V. Pessoas Transgêneras independentemente de renda familiar
VI. Pessoas Transgêneras em situação de Vulnerabilidade Econômica
VII. Ampla Concorrência

Disponível em: http://prograd.ufabc.edu.br/sisu

Detalhes sobre critérios para concorrência em cada modalidade estão disponíveis no edital de ingresso 2020, cuja leitura é indispensável. Também está disponível um vídeo acessível  sobre o edital para todos os candidatos às vagas da Universidade.

Para saber mais sobre a UFABC, confira abaixo a breve descrição do perfil da instituição e dos egressos dos seus bacharelados e licenciaturas interdisciplinares.

 

Por que escolher a UFABC no SiSU?

A UFABC é uma instituição pública e gratuita de ensino superior instalada nas cidades de Santo André e de São Bernardo do Campo que completará, em 2020, quatorze anos. Considerada como Universidade jovem e de classe mundial, fundamenta a excelência de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos pilares interdisciplinaridade, internacionalização e inclusão.

Comprometida com o desenvolvimento regional e nacional, apresenta aos estudantes oportunidades de formação interdisciplinar para atuação sobre problemas dos campos científico, tecnológico e educacional enfrentados pela sociedade brasileira. A excelência dessa missão é refletida em avaliações do INEP: em 2019, por exemplo,  a UFABC esteve entre os 2% das instituições de ensino superior brasileiras que obtiveram o conceito máximo no  Índice Geral de Cursos (IGC).

É assim que a Universidade consolidou, ao longo de sua história, o ingresso por meio dos bacharelados interdisciplinares em Ciência e Tecnologia e em Ciências e Humanidades, para ampliar essa oportunidade, a partir de 2020, por meio da oferta das licenciaturas interdisciplinares em Ciências Naturais e Exatas e em Ciências Humanas. A nova opção de entrada apresenta modelo que permite aliar, desde o início do curso, o conhecimento pedagógico ao repertório científico para a formação de professores da educação básica na perspectiva da excelência acadêmica.

É importante destacar que, nos quatro cursos de ingresso da UFABC, menos da metade dos conteúdos é de caráter obrigatório. Desse modo, são valorizadas as escolhas e a autonomia dos estudantes em sua trajetória acadêmica.

 

Por que escolher a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Exatas (LCNE)?

A Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas apresenta disciplinas das áreas de Educação, Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, contemplando desde a gênese do conhecimento científico até a sua veiculação em espaços formais e não formais de Educação.

O licenciado em Ciências Naturais e Exatas poderá ministrar aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental das escolas das redes oficiais de ensino. Poderá ainda trabalhar em espaços não formais de Educação e ingressar em programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da UFABC ou de outras instituições de ensino.

Em concomitância ou em sucessão à LCNE, o estudante poderá planejar a conclusão de quaisquer cursos vinculados a essa licenciatura de ingresso:

Licenciaturas vinculadas à LCNE

  • Ciências Biológicas
  • Física
  • Matemática
  • Química

Por meio da habilitação nessas licenciaturas específicas, o egresso poderá atuar também como professor do Ensino Médio.

 

Por que escolher a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas (LCH)?

A Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) busca fornecer uma sólida formação interdisciplinar, em consonância com as metodologias e práticas de ensino da área, valorizando discussões relacionadas à educação em direitos humanos, às questões étnico-raciais e à educação inclusiva.

O licenciado em Ciências Humanas poderá ministrar aulas de História e Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas das redes oficiais de ensino. Poderá ainda trabalhar em espaços não formais de Educação e ingressar em programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da UFABC ou de outras instituições de ensino.

Em concomitância ou em sucessão à LCH, o estudante poderá planejar a conclusão do curso vinculado a essa licenciatura de ingresso:

Licenciatura vinculada à LCH

  • Filosofia

Por meio da habilitação nessa licenciatura específica, o egresso poderá atuar também como professor do Ensino Médio.

 

Quer saber mais? Confira o vídeo sobre as Licenciaturas Interdisciplinares da UFABC.

 

Por que escolher o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BC&T)?

O Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) é um curso de nível superior para quem quer atuar como pesquisador, gestor, analista e consultor nas áreas de desenvolvimento científico e tecnológico, bem como em funções de naturezas estratégica, tecnológica e ambiental requeridas na geração de novos conhecimentos e nos processos de produção e serviços.

Ao término dessa formação, além de atuar no mercado de trabalho, o egresso poderá participar de processos seletivos para ingresso em programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da UFABC ou de outras instituições de ensino.

Em concomitância ou em sucessão ao BC&T, o estudante poderá planejar também a conclusão de quaisquer cursos vinculados a esse bacharelado de ingresso:

Cursos vinculados ao BC&T

Bacharelados

  • Biotecnologia
  • Ciência da Computação
  • Ciências Biológicas
  • Física
  • Matemática
  • Neurociência
  • Química

Engenharias

  • Aeroespacial
  • Ambiental e Urbana
  • Biomédica
  • Energia
  • Gestão
  • Informação
  • Instrumentação, Automação e Robótica
  • Materiais

 

Por que escolher o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades (BC&H)?

O Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H) é um curso de nível superior para quem busca perseguir, sob uma perspectiva interdisciplinar, soluções para problemas contemporâneos, com capacidade crítica para enfrentar as especificidades da era da informação, bem como indagar sobre os limites das respostas encontradas e seus impactos na sociedade.

Ao término dessa formação, além de atuar no mercado de trabalho, o egresso poderá participar de processos seletivos para ingresso em programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da UFABC ou de outras instituições de ensino.

Em concomitância ou em sucessão ao BC&H, o estudante poderá planejar também a conclusão de quaisquer cursos vinculados a esse bacharelado de ingresso:

Bacharelados vinculados ao BC&H

  • Ciências Econômicas
  • Filosofia
  • Planejamento Territorial
  • Políticas Públicas
  • Relações Internacionais

 

Quer saber mais? Confira o vídeo sobre os Bacharelados Interdisciplinares da UFABC.

 

Para conhecer mais sobre os cursos de graduação da UFABC, acesse o site da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Ao inscrever-se no SISU, não tenha dúvida: #SejaUFABC

Assessoria de Comunicação e Imprensa

 

 

 

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página