Página inicial > Notícias > Jovens do Ensino Médio participaram de atividade científica do LHC

Jovens do Ensino Médio participaram de atividade científica do LHC

Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2016, 10h57

Entre o final de fevereiro e o início de março, cerca de 100 alunos de Ensino Médio de nove escolas da rede pública e privada da Grande São Paulo participaram do 3º International Masterclasses: hands on Particle Physics na UFABC. Com o objetivo tornar a física de partículas elementares mais acessível e discutir sua importância para a formação dos estudantes, esse evento reuniu jovens, seus professores, pesquisadores da área de Ensino de Física e cientistas que atuam no superacelerador de partículas (LHC) do CERN na fronteira franco-suíça. A programação contou com mesa redonda, palestras, atividades práticas, discussão de resultados, exposição de experimentos, jogos científicos e uma videoconferência com pesquisadores presentes no complexo europeu.

O coordenador da comissão organizadora do encontro na UFABC, professor Lúcio Campos Costa, informou que durante todo o encontro os participantes se mostraram bastante interessados em Física de Partículas Elementares e motivados com as atividades propostas. Para ele, o evento também propiciou uma oportunidade única para os estudantes conhecerem uma universidade pública e se inspirarem em estudos que poderão seguir depois do Ensino Médio. "Esperamos que esta experiência possa continuar motivando-os a ampliar seus conhecimentos e a estimular seus colegas a conhecer mais sobre esse fascinante campo da ciência".

Mais de 200 universidades e laboratórios de 45 países realizaram o Masterclasses ao redor do mundo sob a coordenação da Universidade Técnica de Dresden e QuarkNet em cooperação com o International Particle Physics Outreach Group (IPPO) — grupo de divulgação científica de países envolvidos na pesquisa do CERN e de outros laboratórios. O Prof. Lucio acredita que essa interação constitui uma importante e necessária atividade de aproximação entre o público em geral (e, particularmente alunos do Ensino Médio) e temas tão especializados como a Física de Partículas. Segundo o professor, quando isso permite ainda o contato direto com pesquisadores, como ocorre no Masterclasses, "novas dimensões de aprendizado são mobilizadas para ambos os atores, criando condições para que todos — estudantes, professores e pesquisadores — vivenciem um rico espaço de construção e troca de saberes".

Mais informações estão disponíveis nos sítios internacional e local do evento e no Facebook.