Página inicial > Notícias > Laboratórios da UFABC produzem artefatos em 3D para instituições de saúde

Laboratórios da UFABC produzem artefatos em 3D para instituições de saúde

Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 14h00

Um grupo de docentes, técnicos administrativos e alunos da UFABC iniciou trabalho voluntário para mapear necessidades, produzir e fornecer material de proteção e dispositivos para hospitais da região do ABC e da capital paulista. A iniciativa conta com o uso de laboratórios didáticos e de grupos de pesquisa da Universidade, além da doações por parte de empresas dispostas a contribuir com ações de combate à Covid-19. O mapeamento de doadores e de demandantes ocorre por meio de cadastro no portal da iniciativa (coronavirus.ufabc.edu.br/acao3d), que entrou em atividade em meados de maio com o nome Ação 3D.

A produção na UFABC se concentrará em itens como: válvulas Venturi; caixa para intubação e/ou ventilação não invasiva de acrílico; conexões em “T”; escudos faciais e máscaras reutilizáveis. A confecção das peças será em impressoras 3D pelo método de deposição de material fundido com filamentos poliméricos. O trabalho observará portaria estadual do Centro de Vigilância Sanitária (CVS), que define critérios e procedimentos de caráter temporário e excepcional para cadastramento e fiscalização de serviços e produtos de interesse da saúde.

O grupo iniciou as atividades com cinco máquinas de impressão nos laboratórios didáticos da Graduação e em laboratórios de Pesquisa, Ensino e Extensão. Atualmente, a produção se concentra em tiaras para escudos faciais e apoios para máscaras, alcançando volume diário de 40 a 50 unidades do primeiro item e 30 a 40 do segundo.

Parte da primeira leva do material confeccionado foi destinada ao setor de segurança do trabalho da UFABC e para uso dos trabalhadores terceirizados (vigilantes e pessoal da limpeza). Os dispositivos produzidos são armazenados nos próprios laboratórios da Universidade até a distribuição.

A expectativa dos responsáveis pela iniciativa é receber demandas urgentes de hospitais, ambulatórios, laboratórios, casa de idosos, equipes de tranporte de ambulâncias, dentre outros. Pedidos referentes a estoques baixos e alta frequência de uso terão prioridade no atendimento.

A Ação 3D também colabora com outras iniciativas na Universidade que envolvem impressão em três dimensões – dentre elas houve a confecção de tiaras para viseiras, fornecidas a grupos de makers. O projeto espera estabelecer parcerias com empresas para montagem de escudos faciais, produtos típicos de fabricação em larga escala.

Veja o vídeo sobre a Ação 3D no canal da UFABC.