Página inicial > Notícias > Livro registra serpentes do Cerrado

Livro registra serpentes do Cerrado

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2016, 10h51

O professor André Eterovic da UFABC é um dos autores do livro recém-lançado "Serpentes do Cerrado – Guia Ilustrado", que se constitui em um catálogo dedicado à diversidade de serpentes encontradas no ecossistema dos planaltos do centro do Brasil. A publicação abrange 135 espécies desses animais em 185 fotografias com os padrões de formas e coloração das espécies, além de detalhes de sua biologia indicados por símbolos. A sinopse do livro afirma que a área geográfica alvo do estudo representa um dos sistemas brasileiros fortemente ameaçados com a destruição dos ambientes naturais e que a produção de inventários faunísticos é um passo importante para minimizar eventos de extinção, provocados pela espécie humana.

Além do professor André, assinam a obra os pesquisadores Otavio Augusto Vuolo Marques (Instituto Butantan), Cristiano Campos Nogueira (Universidade de São Paulo) e Ivan Sazima (Universidade Estadual de Campinas). O objetivo dos autores é que o conhecimento do papel ecológico das serpentes do Cerrado existente no livro induza os leitores a estender sua curiosidade e admiração para além do grupo catalogado e alcance o próprio ecossistema. A publicação ficou a cargo da Editora Holos, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do WWF-Brasil.