Página inicial > Notícias > Modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica ocorre também na UFABC

Modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica ocorre também na UFABC

Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2016, 09h55

Enquanto o mundo voltava os olhos para os últimos dias dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, a UFABC também recebia provas de uma olimpíada. Menos focada no desempenho físico de seus competidores e mais no domínio de conceitos científicos, a modalidade teórica da Olimpíada de Robótica ocorreu na Universidade, entre outras instituições, no último dia 19 de agosto.

A prova foi aplicada simultaneamente em todas as instituições participantes do país. O teste é destinado aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do ensino médio ou técnico. Os melhores alunos serão convidados a frequentar um minicurso de robótica com kits educacionais.

O professor Luiz Antonio Celiberto Jr. foi um dos responsáveis por trazer a aplicação da prova teórica para a Universidade. Ele explica que atua na Olimpíada Brasileira de Robótica desde a primeira edição, além de colaborar em outras competições ligadas à robótica. “Quando me tornei professor da UFABC, comecei o processo para "puxar" a Universidade para esse lado da robótica, que traz várias oportunidades para os alunos e futuros alunos”, explicou.

Ainda segundo Celiberto, o evento “é um instrumento poderoso para a melhoria do ensino e identifica jovens talentosos que possam ser estimulados para carreiras técnico-cientificas”. De acordo com ele, a UFABC, “devido à sua localização estratégica”, pretende abrigar mais eventos dessa natureza.

Assessoria de Comuincação e Imprensa