Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Nota da Reitoria da UFABC sobre o incêndio no Museu Nacional
Início do conteúdo da página

Nota da Reitoria da UFABC sobre o incêndio no Museu Nacional

Publicado: Quarta, 05 de Setembro de 2018, 11h45

UFABC presta solidariedade ao Museu Nacional e à UFRJ e conclama por mobilização em prol dos acervos culturais, históricos e científicos do Brasil 

A Universidade Federal do ABC (UFABC) manifesta consternação diante da destruição do Museu Nacional, em razão do incêndio ocorrido no último domingo (2). Trata-se de uma irreparável perda material e simbólica ao nosso país. 

O Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro, é a mais antiga instituição científica do Brasil e o aniquilamento de seu precioso acervo, composto por milhões de peças e registros científicos, históricos e culturais, representa um prejuízo colossal à ciência brasileira e mundial. 

Para muito além do prédio histórico e do valioso material exposto à visitação pública, as chamas que destruíram a riqueza de referências científicas contidas no acervo perdido, queimaram, também, muitas possibilidades de continuação de pesquisas já iniciadas e de se promover outras novas, nas mais diversas áreas do conhecimento. 

A UFABC se solidariza profundamente com toda a comunidade da UFRJ e do Museu Nacional e se coloca à inteira disposição dos pesquisadores e programas de pós-graduação, oferecendo todo o respaldo possível para garantir a continuidade dos projetos de pesquisa em andamento daquela instituição. 

Ainda, nossa Universidade declara preocupação com a situação de outros acervos nacionais e conclama pela urgente mobilização de toda a sociedade em prol de políticas de conservação desses indispensáveis patrimônios artísticos, históricos e científicos. 

Reitoria 

Veja também: Nota da ANDIFES sobre o incêndio no Museu Nacional

Registrado em: Notícias
Marcador(es):
Fim do conteúdo da página