Página inicial > Notícias > Nova edição do informativo de pesquisa da UFABC já está no ar

Nova edição do informativo de pesquisa da UFABC já está no ar

Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2016, 10h38

A atual edição do PesquisABC traz entrevista com o pesquisador Ado Jorio Vasconcelos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que recentemente entrou na lista da Thomson Reuters de cientistas mais influentes do mundo.

Há também um texto da professora Tatiana Lima Ferreira, da UFABC, que descreve como a sua parceria com o brasileiro Ivan de Araujo (Universidade de Yale) resultou na publicação de um artigo na revista Nature Neuroscience. Outro tema em destaque é a entrada da UFABC no projeto ALICE do LHC sob a coordenação do professor Mario Consentino e a realização do 3º Internacional Masterclasses no Campus Santo André, evento idealizado pela European Organization for Nuclear Research do CERN.

O novo PesquisABC aborda questões governamentais como o programa Ciência sem Fronteiras, o Marco Legal da Ciência e a Lei da Biodiversidade. Outros temas tratados no informativo são a iniciativa da Base Nacional Comum Curricular, que pretende identificar os conteúdos educativos essenciais para uma sociedade social e culturalmente avançada, e as possibilidades de novos corpos celestes serem classificados como planetas e identificação das ondas gravitacionais.

Confira a edição completa no sítio da Pró-Reitoria de Pesquisa.