Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Novo curso de graduação em Biotecnologia será ofertado a partir de 2019
Início do conteúdo da página

Novo curso de graduação em Biotecnologia será ofertado a partir de 2019

Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 09h00

A partir do próximo ano letivo, a UFABC ofertará um novo curso de graduação: o Bacharelado em Biotecnologia. Trata-se de uma nova opção de curso de formação específica destinado aos alunos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), um dos dois bacharelados interdisciplinares de ingresso da UFABC. Serão disponibilizadas 48 vagas, divididas entre os períodos matutino e noturno. 

Segundo o projeto pedagógico do curso, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE) em setembro de 2018, seu objetivo geral é formar profissionais multifacetados, que abranjam conhecimentos inerentes às diversas disciplinas que compõe a Biotecnologia moderna, aos fundamentos que regem o seu desenvolvimento científico e aos mecanismos necessários para a conversão dos resultados das pesquisas em produtos de inovação tecnológica, respeitando valores éticos, humanísticos e sociais. Ainda de acordo com o documento, o Brasil ainda não está formando mão de obra suficiente para atender às crescentes demandas do setor de Biotecnologia industrial, por haver poucos cursos de graduação na área. Parte dessa distorção deve-se ao fato de a Biotecnologia ser uma ciência recente e interdisciplinar, derivada da interação entre áreas como Biologia, Química, Matemática, Física, Ciência da Computação e Engenharias, entre outras. 

A criação do Bacharelado em Biotecnologia foi aprovada pelo Conselho Universitário (ConsUni) em dezembro de 2017, como resultado de um Edital cujo objetivo era a abertura de novos cursos de graduação (pós-BC&T) em áreas correlatas à Ciência e Tecnologia da Vida e da Saúde, publicado em março de 2017. A criação do referido curso também está em consonância com o atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFABC (2012-2022), que estabelece, como uma de suas metas, a oferta de cursos de graduação na área de Ciências da Vida e da Saúde. 

Mais informações: 
∙ Projeto Pedagógico do Bacharelado em Biotecnologia (Ato Decisório do ConsEPE nº 164/2018
∙ Aprovação da criação do Bacharelado em Biotecnologia (Ato Decisório do ConsUni nº 155/2017
∙ Edital para a abertura de novos cursos de graduação pós BC&T em áreas correlatas à Ciência e Tecnologia da Vida e da Saúde (Edital da Reitoria nº 45/2017

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página