Página inicial > Notícias > Parceria da UFABC vai beneficiar 260 meninas de baixa renda

Parceria da UFABC vai beneficiar 260 meninas de baixa renda

Publicado: Quinta, 17 de Abril de 2008, 14h38

A Universidade Federal do ABC e a Casa Lions da Adolescente de Santo André (Clasa) firmaram uma parceria de cooperação, que vai permitir o treinamento de jovens inscritas na instituição do município dentro da Universidade. A UFABC vai contratar 20 aprendizes do programa assistencial da Clasa e fornecerá laboratórios de informática e serviço de monitoria para treinamento de 240 meninas por semestre.

0703_clasa1.jpg As jovens que integrarão o estágio interno na UFABC realizarão serviços administrativos, de recepção e de informática. As que participarão das aulas de laboratório terão noções práticas de internet e do uso dos principais programas de computador para rotinas de escritório. A monitoria ficará a cargo de alunos bolsitas, o que permitirá a convivência de jovens de baixa renda em idade pré-vestibular com estudantes recém ingressados em curso superior.

O presidente da Clasa, Marcos Renso Madeira, acredita que essa integração em ambiente acadêmico funcione como um estímulo maior para que as adolescentes se preparem para o ingresso em cursos superiores. Quanto às aprendizes, ele afirma que o registro da prestação de serviço na UFABC representará um importante diferencial curricular na busca por um emprego definitivo. Marcos Renso disse que o contrato assinado na última quinta-feira (01/03) pode abrir novas oportunidades de parcerias. “Nossa expectativa é de que outras instituições de ensino superior da região se interessem em participar de iniciativas similares” - afirmou.

O reitor da UFABC, professor Luiz Bevilacqua, ressaltou que o convênio com a Clasa é uma ação efetiva de integração com a região. Segundo ele, “trata-se de uma amostra de como a UFABC está disposta a participar do desenvolvimento social do ABC, naquilo que cabe a ela como universidade”.

UFABC