Página inicial > Notícias > Pesquisadora destaca importância da interatividade na avaliação escolar

Pesquisadora destaca importância da interatividade na avaliação escolar

Publicado: Terça, 23 de Julho de 2019, 14h24

A professora Leonor Santos do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa proferiu a palestra “A avaliação pedagógica ao serviço de aprendizagem: um mito ou uma realidade?” na tarde de segunda-feira (22), no Campus Santo André. A pesquisadora abordou as formas de avalição de alunos, destacando a importância do Modelo Formativo no aperfeiçoamento do processo de aprendizado. O encontro foi promovido pelo Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC), Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, Formação Matemática para o Ensino (Formate) e Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Segundo a acadêmica portuguesa, os métodos de avaliação escolar devem propiciar condições para a interatividade na relação entre professor e estudante, criando condições para o constante aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. A professora disse que o modelo tradicional (Somativo) impõem limites à troca de experiência entre os agentes do processo de educação ao aferir o nível de aprendizado essencialmente de modo acumulativo e pontual. Leonor destacou que, mesmo em sistemas estruturados na avaliação teste e nota, ela vê possibilidades para a adoção de estratégias e alternativas mais focadas nos princípios do Modelo Formativo.

O vídeo com a palestra da professora Leonor Santos está disponível no canal do Youtube da UFABC.