Página inicial > Notícias > Equipe multidisciplinar assessora hospitais da região para seleção de materiais

Equipe multidisciplinar assessora hospitais da região para seleção de materiais

Publicado: Sexta, 17 de Abril de 2020, 15h27

Dentre as 23 propostas de ação selecionadas pelo Comitê da UFABC contra o novo Coronavírus (Covid-19), figura um projeto que visa à formação de equipe multidisciplinar dedicada à assessoria virtual na seleção de materiais, processos, equipamentos e logística para o enfrentamento da pandemia na região do Grande ABC.

Sob a coordenação do professor Gerson Mantovani, integram o time dessa ação docentes e pós-graduandos das áreas de Engenharia de Materiais e Políticas Públicas, pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de São Carlos, bem como engenheiros formados pela UFABC que hoje trabalham no Brasil e no exterior, alguns em cargos de direção em empresas de tecnologia localizadas em Singapura, Alemanha e Estados Unidos.

A primeira etapa do projeto foi dedicada à formação de uma equipe virtual multidisciplinar, cuja ampliação já se concretiza por meio da rede de contatos dos participantes. A segunda fase, que compreende a cooperação com os grupos de frente de combate à Covid-19 em hospitais e centros de pesquisa no Grande ABC, também já está em andamento.

Mantovani destaca que muitos ex-alunos atuam na área de materiais, conhecem o mercado e as necessidades da rede hospitalar nas sete cidades da região. “Já estamos atuando nos bastidores para providenciar e agilizar a ajuda nessa crise”, aponta o coordenador. A terceira etapa consiste, por sua vez, na sistematização dos resultados obtidos para a formulação de políticas públicas mais adequadas à realidade regional, estadual e nacional.

Desse modo, para além de medidas urgentes de enfrentamento ao novo Coronavírus, o compartilhamento de experiências e conhecimentos efetuado por esse grupo multidisciplinar deve fomentar projetos futuros na área de saúde pública, com incidência na região do Grande ABC e no Brasil.

#NósPeloBemComum