Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Plataforma Digital Plural democratiza a produção de conhecimento na pandemia
Início do conteúdo da página

Plataforma Digital Plural democratiza a produção de conhecimento na pandemia

Publicado: Segunda, 13 de Julho de 2020, 11h42

A aproximação entre a ciência e a sociedade é um dos maiores desafios que se configura em meio à pandemia de Covid-19. A Plataforma Digital Plural, projeto aprovado pelo Comitê da UFABC contra o novo Coronavírus e coordenado pela professora Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky, tem apontado caminhos para estreitar essa relação, por meio da produção colaborativa e da difusão horizontal do conhecimento. A iniciativa reúne projetos de inovação social e cursos online, nos quais já se inscreveram, entre março e julho de 2020, mais de 3.000 pessoas, dentre elas, educadoras e educadores das redes públicas de ensino de todo o país.

A plataforma é uma rede social de aprendizagem existente desde 2016 que, neste contexto de pandemia, direcionou todas as suas propostas de ação e formação a temáticas que se interseccionalizam nas experiências de enfrentamento à crise do novo Coronavírus. Desse modo, oferece cursos de formação interdisciplinar em:

- Acessibilidade e Tecnologias;

- Alfabetização em Dados;

- Direitos Humanos, Gênero e Diversidades

- Educacão Online, Educação Aberta, Cultura Digital e Rede Social de Aprendizagem;

- Educação, Tecnologias Midiáticas e Cinema Interativo;

- História Pública e Comunitária;

- Infâncias em Tempos de Pandemia;

- Inovação Social;

- Pesquisa-Participante e Pesquisa-Ação.

Além dessas oportunidades de formação ofertadas em fluxo contínuo, a Digital Plural divulga ações de inovação social, como a difusão da técnica de impressão 3D a ONGs, instituições de ensino e cultura para a produção de escudos faciais destinados a profissionais de saúde. Outra ação de destaque é o projeto Máscaras Amigas, que produz equipamentos de proteção individual com visor labial, tornando acessível e segura a comunicação com pessoas surdas.

A Plataforma conta com a atuação de dez bolsistas selecionados por meio de edital da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura voltado a Ações Transversais com foco no enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da Covid-19. São estudantes da graduação e da pós-graduação da UFABC que, não somente apoiam as ações de comunicação da Digital Plural, mas também interagem e partilham a distância diversos saberes com a comunidade, enriquecendo sua formação universitária nessa iniciativa de democratização da ciência e de promoção da inovação social.

Para participar e interagir com o conteúdo produzido pela Digital Plural, conheça a plataforma e siga as mídias sociais do projeto:

Plataforma Digital Plural: http://cursos.ufabc.edu.br/digitalplural
Facebook: https://www.facebook.com/DigitalPluralUFABC
Twitter: https://twitter.com/digital_plural
Instagram: https://www.instagram.com/digitalplural/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC0aDJyjllcoEzLXCnm5_hcg

#NósPeloBemComum

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Registrado em: Notícias
Marcador(es):
Fim do conteúdo da página