Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Prêmio homenageia referências em inovação na pesquisa aplicada
Início do conteúdo da página

Prêmio homenageia referências em inovação na pesquisa aplicada

Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2018, 17h17

A Universidade divulgou os homenageados da segunda edição do Prêmio UFABC de Inovação no encerramento da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação do Grande ABC 2018. O anúncio aconteceu no Campus Santo André na última sexta-feira (26). Trata-se de iniciativa da Agência de Inovação da universidade (InovaUFABC) com objetivo de reconhecer e divulgar esforços inovadores com valor mercadológico, desenvolvidos por pesquisadores e empresas.

O primeiro prêmio, em caráter de referência em inovação, foi concedido à professora Adelaide Maria de Souza Antunes, que é especialista sênior do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela foi lembrada por sua produção científica em mais de 40 anos de carreira acadêmica, especialmente com estudos na área da química industrial fina, petroquímica, combustíveis, fontes alternativas de energia, patentes, prospecção tecnológica e estudos de futuro.

Dois prêmios foram concedidos pela contribuição para o desenvolvimento tecnológico em produtos e processos para o setor produtivo com interação entre universidade e empresa. Os homenageados foram Kelly Cristina de Lira Lixandrão e Clovis Ananias da Silva, com os respectivos orientadores, Fabio Furlan e Wendel Andrade Alves. Kelly e Fabio trabalharam em solução para isolamento acústico de motores com material oriundo de resíduo de borracha, enquanto Clovis e Wendel atuaram na aplicação de silicone de cor variável para sensoriamento térmico.

A última parte da premiação foi reservada à entrega de homenagens a mais de uma dezena de pesquisadores da UFABC que, ao longo de 2018, depositaram pedidos de patentes e de registros de aplicativos computacionais e de marcas no INPI.

Semana de Inovação

O Prêmio UFABC de Inovação integrou as atividades da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação do Grande ABC 2018, que promoveu palestras, debates e minicurso, realizados no Campus Santo André na penúltima semana de outubro. Além de pesquisadores da universidade, participaram das atividades representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Universidade de São Caetano do Sul (USCS), Comitê de Fomento Industrial do Polo Petroquímico do Grande ABC (COFIP ABC), Prefeitura de Santo André, Secretaria de Desenvolvimento de Mauá, Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp – Diadema) e de diversas empresas.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página