Página inicial > Notícias > Presidente da CAPES faz palestra na UFABC

Presidente da CAPES faz palestra na UFABC

Publicado: Quinta, 17 de Abril de 2008, 10h46

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Jorge Almeida Gui01_capes.jpgmarães, revelou que o próximo desafio dessa instituição, responsável pela avaliação e fomento do ensino de pós-graduação no Brasil, será abrir uma nova frente para atuar no Ensino Básico (Ensino Fundamental + Ensino Médio). Ele fez essa afirmação em um encontro com professores da Universidade Federal do ABC, ocorrido em 23 de janeiro.

Segundo ele, um dos objetivos dessa inovação é criar condições para aperfeiçoar e incentivar a qualidade de ensino em disciplinas como a matemática, a física e a química. A expectativa da CAPES é equilibrar a distribuição de alunos no nível superior em diversas áreas de conhecimento, revertendo o quadro atual, no qual há concentração de 70% em cursos de humanas.

Em sua palestra, o professor Jorge Guimarães abordou diversos aspectos relacionados às características dos programas de pós-graduação desenvolvidos no Brasil. Ele destacou que o forte crescimento da produção científica nacional está diretamente vinculado à expansão dos cursos de doutorado, que começou a partir de 2000/2001. Apesar desse crescimento, o presidente da CAPES lembrou que o País continua com uma produção abaixo da de outros países emergentes como China, Índia e Coréia.

UFABC