Página inicial > Notícias > Primeiros funcionários da UFABC entram em exercício

Primeiros funcionários da UFABC entram em exercício

Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2006, 00h00

Os servidores concursados da Universidade Federal do ABC já trabalham na instituição desde 19 de junho. São 41 profissionais que passam a integrar o grupo técnico da equipe administrativa da UFABC. Os funcionários foram divididos em dois endereços de Santo André: o local do futuro campos na Rua Santa Adélia (Bangu) e o espaço que abrigará temporariamente as aulas da universidade na Avenida Atlântica (Valparaíso). Não há previsão para novas nomeações de pessoal administrativo.

A Expectativa é de que o uso de instalações provisórias dure um ano, prazo estimado para conclusão do primeiro prédio da UFABC. A obra para construção de todas as dependências do campus da Universidade deve durar 30 meses.

Obras do Campus

O valor orçado para construção do campus da UFABC e indicado no edital de licitação da obra é de R$ 129 milhões.

Quando concluído, o campus da primeira universidade pública da Região do ABC será composto por quatro blocos acadêmicos. O primeiro prédio a ser entregue abrigará a reitoria e as atividades de pós-graduação na face sul do terreno (extremidade próxima ao Carrefour). Os outros três serão destinados a cada centro de conhecimento da UFABC (Centro de Ciências Naturais e Humanas, Centro de Matemática, Computação e Cognição e Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas).

As áreas destinadas a atividades culturais e de lazer serão formadas por um bloco esportivo que terá um ginásio com lotação para 580 pessoas e piscina semi-olímpica. Também haverá um centro cultural com um teatro para 600 espectadores e três salas de cinema com 100 lugares cada. Um dos objetivos da UFABC será ampliar espaços e criar oportunidades para que a comunidade acadêmica e moradores da Região participem de eventos culturais e esportivos.

O restaurante da universidade será construído nas dependências do antigo matadouro, que funcionou no Bairro Bangu nas primeiras décadas do século XX. O projeto prevê o aproveitamento dessa antiga construção, considerada um marco histórico para os habitantes do entorno. Um dos destaques do futuro campus será a Torre do Relógio com 100 metros de altura e um mirante que poderá ser aberto à visitação pública.

UFABC