Página inicial > Notícias > Princípios e compromissos éticos da Universidade ganham publicação

Princípios e compromissos éticos da Universidade ganham publicação

Publicado: Sexta, 04 de Mai de 2018, 15h46

A UFABC publicou no final de abril o seu Código de Ética com os princípios e compromissos éticos assumidos pela instituição. Esse documento apresenta diretrizes gerais para a atuação e relacionamento dos integrantes da comunidade universitária. O conteúdo foi desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Trabalho para elaboração do Código de Ética (GETCE), colegiado institucional formado por discentes, técnicos administrativos e docentes.

Ao longo de quase um ano, o GETCE analisou e discutiu documentos, sugestões e comentários por meio de canais que buscaram garantir a participação de todos os setores relacionados com questões abordadas no Código. O Grupo realizou discussões abertas à comunidade universitária em duas consultas públicas no segundo semestre de 2017. O texto não discorre sobre temas regulados por normas específicas, como pesquisas com seres humanos ou que utilizem animais, preservação do meio ambiente e gerenciamento de resíduos.

Considerando as particularidades e desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior, as diretrizes estão dividas em tópicos que tratam dos princípios e compromissos institucionais e comunitários, da conduta de docentes, técnicos administrativos, discentes e pessoas envolvidas em atividades científicas. No âmbito administrativo, o documento foca o relacionamento com instituições parceiras, fundações de apoio e empresas prestadoras de serviço, além abordar aspectos ligados ao uso do nome e imagem da UFABC e de recursos de tecnologia da informação.

Um exemplar da versão impressa foi distribuído para cada servidor e a versão digital do Código está disponível no sítio da Universidade no ambiente “A UFABC/Documentos”.