Página inicial > Notícias > Professor da UFABC assina livro publicado para o mercado internacional

Professor da UFABC assina livro publicado para o mercado internacional

Publicado: Terça, 20 de Mai de 2008, 11h14

O professor Michel Zamboni Rached é um dos autores do livro "Localized Waves", lançado no mercado internacional pela bicentenária editora americana John Wiley, especializada em publicações técnicas, científicas e educacionais. Os co-autores são os professores Hugo Enrique Hernandez Figueroa (Unicamp) e Erasmo Recami (Università degli studi di Bergamo - Itália). As "Ondas Localizadas" - título do livro - também são conhecidas como ondas não difrativas e denominam os feixes e pulsos capazes de resistir aos efeitos da difração e dispersão, que ocorrem quando ondas se propagam em meios não guiados.

As pesquisas nesse campo começaram há cerca de 30 anos. Hoje, existem centenas de artigos sobre Ondas Localizadas, publicados nos principais periódicos científicos e enfocando sua aplicabilidade em diversos segmentos. Os autores do livro e seus convidados fazem uma apresentação balanceada entre teoria e experimentos, que abrangem o aprimoramento de métodos matemáticos para teoria ondulatória, óptica ondulatória, modelamento espacial de feixes e pinças ópticas, propagação de ondas em meios anisotrópicos, imagens ultrasom de alta qualidade, geração óptica de feixes e pulsos, teoria ondulatória em meios dispersivos, óptica não linear, óptica em escala nanométrica e cristais fotônicos.

Aplicações
Segundo o professor Michel, entre outras finalidades, todo esse conhecimento é empregado em ultrasonografia para a 0804_ond_loc.gifobtenção de imagens de alta resolução e nas chamadas pinças ópticas (meio pelo qual partículas microscópicas são aprisionadas e manipuladas com feixes de laser). Ele também destaca o desenvolvimento de pesquisas que avaliam o uso das Ondas Localizadas em comunicações seguras e em comunicações ópticas sem fibras.
O professor Michel conta que a publicação foi um projeto concebido há cerca de três anos e que a expectativa era a de lançar a primeiro livro sobre o assunto que, mesmo sem ter o formato didático de livros de ensino, fornecesse uma ampla visão desse ramo de pesquisa. "Outra motivação foi a de apresentar algumas linhas dos nossos trabalhos no campo das Ondas Localizadas e também dar a mesma oportunidade a vários pesquisadores de peso" - revela.  "Foi um trabalho difícil, mas acho que o resultado é bem satisfatório."
Localized Waves - (Hugo Enrique Hernandez Figueroa, Michel Zamboni Rached e Erasmo Recami) “Editora John Wiley”
O livro pode ser adquirido em sites internacionais (Amazon, Barnes & Nobel  etc. - U$ 112) ou em livrarias nacionais que vendam títulos importados (Livraria Cultura - R$ 283). Em breve, também estará disponível para empréstimo na biblioteca da UFABC.

UFABC