Página inicial > Notícias > Professor é diplomado membro da Academia Brasileira de Ciências

Professor é diplomado membro da Academia Brasileira de Ciências

Publicado: Quinta, 29 de Março de 2018, 10h40

O professor da UFABC, Gustavo Martini Dalpian, participou de cerimônia oficial no último dia 28 de março, onde recebeu o título de Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. A titulação de membros filiados é concedida a jovens cientistas, com menos de 40 anos de idade, que se destacam por suas pesquisas. Ao conquistarem esse reconhecimento, os jovens pesquisadores tornam-se membros da ABC pelo período de 5 anos.

Gustavo Dalpian foi indicado em 2017, ano em que tomaria posse para o período de 2017 a 2021. Porém, como se encontrava em período de pesquisa fora do país, sua diplomação solene ocorre agora. A cerimônia foi realizada no Anfiteatro Leitão da Cunha, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Apesar de sua iniciação na ciência ter sido ainda na escola, através das experiências no laboratório de biologia, Gustavo graduou-se com licenciatura plena em física (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui mestrado (2000) e doutorado (2003) em física pela Universidade de São Paulo (USP) e, por este último, recebeu menção honrosa no Prêmio SBF de Melhor Tese de Doutoramento de 2004, concedida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Nos Estados Unidos, realizou estágios de pós-doutoramento em duas ocasiões: no Laboratório Nacional de Energia Renovável (2003-2005), localizado no estado do Colorado, e na Universidade do Texas em Austin (2005-2006).

Dalpian ingressou na UFABC em 2006, integrando a primeira turma de professores contratados. Coordenou a criação do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da Universidade. Foi Vice-Reitor entre 2010 e 2014 e Pró-Reitor de Pós-Graduação entre 2014 e 2016. Publicou mais de 50 artigos em revistas científicas especializadas, sendo que seus artigos foram citados mais de 1.500 vezes. É revisor científico de muitas dessas revistas. Ministrou palestras em inúmeros eventos nacionais e internacionais, bem como em diversas instituições de ensino e pesquisa. Coordenou a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFABC para o período de 2013 e 2022.