Página inicial > Notícias > Professores da UFABC utilizam nanosensores para monitorar poluição

Professores da UFABC utilizam nanosensores para monitorar poluição

Publicado: Terça, 20 de Mai de 2008, 11h45

Os professores da universidade Alexandre Reily Rocha e Adalberto Fazzio propuseram, em artigo publicado na revista americana Physical Review Letters na primeira semana de maio, o uso da nanotecnologia para detectar no ar a presença de gases nocivos à saúde. Rocha e Fazzio, respectivamente, autor e co-autor do trabalho, testaram em computadores o monitoramento do ar por meio de nanotubos de carbono.

Foi a primeira vez que propriedades elétricas de estruturas com dimensões semelhantes às obtidas em laboratórios foram testadas em computadores. Além de interpretarem os resultados dos experimentos, as simulações permitem a previsão de situações hipotéticas e, portanto, a ajuda no desenvolvimento de novos dispositivos.

Segundo os autores, os nanotubos substituem átomos de carbono por nitrogênio, criando reações nas quais moléculas de gases poluentes, como a amônia, por exemplo, podem se ligar. E são essas ligações que causam mudanças nas propriedades elétricas dos nanotubos. As variações, mesmo em baixa quantidade, permitem a detecção de substâncias tóxicas na atmosfera.

A publicação deu destaque ao trabalho dos professores da UFABC, que foi escolhido como a sugestão dos editores (editor´s suggestion). De modo inédito, uma pesquisa desenvolvida exclusivamente por brasileiros recebeu essa menção da revista.

UFABC