Página inicial > Notícias > Professores e aluno da UFABC participam de projeto em Angra II

Professores e aluno da UFABC participam de projeto em Angra II

Publicado: Quarta, 10 de Dezembro de 2008, 08h46
Os professores da UFABC Marcelo Leigui e Pietro Chimenti e o aluno de mestrado Ronaldo Lima participam do projeto de instalação de um detector de antineutrinos nas proximidades do reator nuclear Angra II.

Segundo Leigui, por meio da observação dos neutrinos - partículas que interagem muito fracamente com a matéria - será possível aferir a quantidade de plutônio produzida pelo reator. "A detecção fornece dados importantes para salvaguardas nucleares na região", afirma o professor.

O detector deve estar em operação até o final de 2009. Na divisão dos trabalhos, Lima ficou com a simulação de geometrias do projeto, Chimenti coordenará a seção de software e Leigui será o responsável pelos cintiladores.

10/12/2008