Página inicial > Notícias > Projeto de cientistas permite acompanhamento estatístico da COVID-19 no Brasil

Projeto de cientistas permite acompanhamento estatístico da COVID-19 no Brasil

Publicado: Quarta, 25 de Março de 2020, 17h55

Pesquisadores de diversas universidades brasileiras e do exterior desenvolveram em regime de colaboração um observatório que dissemina informações sobre o avanço da COVID-19 no Brasil. O sítio do projeto apresenta análises estatísticas e previsões sobre a propagação da doença. Os dados incluem o total de casos, previsão para os próximos dias, velocidade da disseminação, potencial de transmissão, influência do isolamento social e modelo de alastramento.

Os levantamentos usam como base os registros diários das notificações de casos de COVID-19 das secretarias estaduais de saúde. A cada divulgação, os dados são recuperados e com os novos registros ocorre a atualização das análises e gráficos do portal. Os resultados se baseiam em modelos matemáticos e estatísticos que podem simular diferentes cenários e identificar tendências.

A equipe responsável pelo Observatório explica que, como qualquer resultado científico, as descobertas feitas por esse método têm algum nível de incerteza, mas são de suma importância para o planejamento de políticas públicas. Dentre os pesquisadores que participam dessa iniciativa, estão o professor da UFABC Renato Coutinho e a estudante Júlia Yoko Lopes Yamaguti.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Registrado em: Notícias