Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto de mão mioelétrica vence 2ª edição do Desafio UFABC de Empreendedorismo
Início do conteúdo da página

Projeto de mão mioelétrica vence 2ª edição do Desafio UFABC de Empreendedorismo

Publicado: Terça, 05 de Julho de 2016, 11h31

Um projeto de mão biônica que promete mais funcionalidade aos amputados a um custo menor venceu a edição 2016 do Desafio UFABC de Empreendedorismo, no último dia 29, no Campus Santo André. Produzido a partir de polímero, o projeto da prótese, conhecida como mioelétrica (tecnologia que capta os estímulos elétricos dos músculos), recebeu R$ 2.000 como prêmio.

O polímero torna o preço da prótese mais acessível, explicou Fernanda Fortuna durante a apresentação. Ao lado de Sergio Ricardo Zerbetto Masson, ela está à frente da Linked, startup brasileira que planeja chegar ao mercado vendendo o produto por um preço muito menor que as similares de titânio.

Com o prêmio, Fernanda e Sergio pretendem acelerar os trabalhos da empresa. Os próximos passos serão desenvolver um novo protótipo, implementar sensores de força e embarcar o sistema, de modo que a prótese possa ser acoplada ao braço do voluntário para testes. "O dinheiro do prêmio servirá para a compra dos motores (estimado em R$1500) e ao auxílio na compra de materiais para prototipagem, como filamento de impressão 3D, laminação em carbono e usinagem", afirmou Fernanda.

Nos segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, os projetos Mimo's Baby e o Timer Glove. O Mimo's Baby projetou peças que acoplam bicos de mamadeira a caixinhas de suco e garrafas PET. "Com o nosso produto, acabou a preocupação da mãe de levar várias mamadeiras, facilitando a vida da criança e trazendo praticidade e conforto ao dia a dia das mães", explica o material de divulgação do produto.

O Timer Glove, luva com um temporizador, destinado a atletas profissionais ou amadores, monitora o tempo de descanso entre séries de exercícios.

O Desafio UFABC de Empreendedorismo é uma competição idealizada pela Agência de Inovação da UFABC - InovaUFABC - que tem por objetivo estimular o desenvolvimento de ideias e negócios inovadores e dinamizar o empreendedorismo e criação de modelos de negócios no âmbito da comunidade UFABC e da região do Grande ABC.

Nesta edição, as equipes tiveram de criar um modelo de negócios de autoria própria ou a partir de tecnologias da UFABC. Ao todo, 65 projetos se inscreveram, e 15 foram selecionados para a fase final, quando cada grupo teve três minutos para defender suas ideias. Os modelos de negócios foram submetidos à avaliação de uma banca.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página