Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Software de alfabetização para escolas públicas é premiado em concurso nacional
Início do conteúdo da página

Software de alfabetização para escolas públicas é premiado em concurso nacional

Publicado: Quarta, 17 de Maio de 2017, 09h00

Equipe de alunos da UFABC é premiada, pelo segundo ano consecutivo, em edital de fomento a iniciativas de empreendedorismo social em comunidades locais. 

O Projeto AlfaTech, fruto de uma parceria entre a Enactus UFABC, entidade estudantil que atua na área de empreendedorismo social, e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), visa aprimorar o processo de alfabetização infantil em escolas da rede pública de educação básica da Região do ABC Paulista, que atendam crianças de 6 a 8 anos de idade. 

O objetivo do projeto é o aperfeiçoamento de um software denominado GEIC (Gerenciador de Ensino Individualizado por Computador), concebido para viabilizar a implantação de um programa de ensino de leitura e escrita. Trata-se de uma plataforma de ensino individualizado, que proporciona um método alternativo aos alunos, mais interativo e lúdico do que o tradicional. 

A atualização e o aperfeiçoamento do GEIC tornaram-se necessários em virtude das inovações tecnológicas que emergiram na última década – a primeira versão da plataforma foi criada em 2007. A proposta do AlfaTech é evoluir o software e dinamizar todo o processo de acesso e aplicações das sessões.  

Premiação 
O projeto foi um dos quatro selecionados pelo Edital Ford C3: College Community Challenge (Construindo comunidades sustentáveis), premiados, em março de 2017, com um investimento de 5 mil dólares cada. Além do apoio financeiro, destinado ao desenvolvimento do projeto, os alunos receberão mentoria da Enactus Brasil. O Edital é resultado da Parceria Enactus & Ford Motor Company Fund, e desafia os participantes a empreenderem soluções inovadoras, criativas e únicas para necessidades específicas e urgentes em comunidades locais. 

De acordo com a aluna Paloma Flores Ribeiro, Presidente da Enactus UFABC, “é o segundo ano consecutivo em que somos premiados com 5 mil dólares pelo edital da Ford. É uma alegria gigantesca para todo o nosso time receber esse apoio para os nossos projetos, é muito bom saber que existem pessoas e empresas que acreditam no nosso potencial e que querem tirar do papel projetos de empreendedorismo social!”. 

Sobre a Enactus 
A Enactus é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. Está presente em 36 países e em mais de 1700 instituições de ensino. No Brasil, atua desde 1998 e tem times em mais de 90 universidades. Mais informações no site da Enactus Brasil


enactus ufabc


Assessoria de Comunicação e Imprensa 

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página