Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projetos da UFABC são aprovados pela Chamada Universal do CNPq de 2016
Início do conteúdo da página

Projetos da UFABC são aprovados pela Chamada Universal do CNPq de 2016

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2016, 11h56

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), divulgou o resultado da Chamada Universal de 2016 no dia 9 de dezembro. Para essa edição, foram submetidas 21.640 propostas, das quais apenas 20% foram aprovadas. Dentre essas, 33 foram destinadas a pesquisadores da UFABC.

O principal objetivo da Chamada Universal é democratizar o fomento à pesquisa científica e tecnológica, em todas as áreas do conhecimento e regiões do país. Os recursos concedidos podem ser utilizados para diversos fins relativos aos projetos selecionados, como custeio, capital, bolsas de apoio técnico e de iniciação científica. Segundo o CNPq, a periodicidade anual do edital é importante para garantir a evolução da base científica, tecnológica e de inovação brasileira, de modo a contribuir, significativamente, para o desenvolvimento nacional.

De acordo com a Pró-Reitora de Pesquisa da UFABC, Profa. Dra. Marcela Sorelli Carneiro Ramos, "o resultado é bastante positivo, considerando o atual cenário nacional de restrições orçamentárias. Houve um aumento de 62% no número de projetos da UFABC aprovados pela Chamada Universal do CNPq, o que, para nós, é motivo de muita satisfação".

No Portal do CNPq, é possível acessar a tabela de aprovados, bem como mais informações a respeito.


Assessoria de Comunicação e Imprensa

Registrado em: Notícias
Marcador(es):
Fim do conteúdo da página