Página inicial > Notícias > Qualidade da UFABC reconhecida em novo ranking internacional

Qualidade da UFABC reconhecida em novo ranking internacional

Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2016, 15h34

Prestes a completar 10 anos de existência, a UFABC obtém o seu maior reconhecimento internacional até o momento. A Times Higher Education (THE), que já se tornou tradicional pelos rankings internacionais de universidades, acabou de divulgar a primeira edição do Latin America University Rankings, que apenas considera as 50 universidades latino-americanas que mais se destacaram internacionalmente em 2016. A UFABC está nesse seleto grupo e, apesar de sua pouca idade, atingiu a 18a posição na classificação geral, 9a no Brasil e 5a entre as universidades federais, o que a coloca à frente de um número considerável de universidades tradicionais latino-americanas.

Esse resultado é o reconhecimento público de um trabalho de alto nível que vem sendo desenvolvido na UFABC durante os últimos 10 anos por professores, alunos e servidores técnico-administrativos. O foco na excelência que permeia o ambiente acadêmico da UFABC vem da sua gênese, em um projeto pedagógico fundamentado na interdisciplinaridade e ênfase na flexibilidade curricular com altos padrões de qualidade.

A metodologia adotada pela THE para o Latin America University Rankings sofreu adaptações em relação aos rankings tradicionais, numa tentativa de adaptação às prioridades regionais. A reputação internacional, avaliada através de pesquisa com acadêmicos do mundo inteiro, tem grande peso nos indicadores de pesquisa e ensino. São cinco grupos de indicadores avaliados: ensino, perspectiva internacional, pesquisa, citações e receita proveniente da indústria. A UFABC obteve um desempenho notável em citações, mas devido à sua juventude, ainda tem um caminho longo a percorrer para consolidar sua reputação internacional.

O reconhecimento internacional em ensino e pesquisa pelo ranking latino-americano da THE demonstra a integração existente entre excelência acadêmica e inclusão social. A inclusão social, assim como o desenvolvimento científico e tecnológico, tão caros e necessários à sociedade brasileira, podem ser efetivamente alcançados através da educação quando as atividades acadêmicas são permeadas por altos níveis de qualidade. O esforço dos últimos 10 anos na construção de uma universidade diferenciada aponta um novo caminho para o futuro, não apenas para a UFABC, mas para a educação superior de maneira geral.

Universidade Federal do ABC