Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ranking internacional de impacto social mostra UFABC entre as melhores do Brasil
Início do conteúdo da página

Ranking internacional de impacto social mostra UFABC entre as melhores do Brasil

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 09h00

A Universidade Federal do ABC desponta em primeiro lugar do país no 'Ranking de Impacto das Universidades 2019' da britânica Times Higer Education (THE), ao lado da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Federal de São Paulo. A UFABC ocupa a faixa de 101 a 200, entre as mais de 450 universidades analisada de 76 países. O indicador avalia as instituições de ensino de todo o mundo que geram impacto social e econômico, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. 

O bom desempenho da Universidade justifica-se, em especial, por sua pontuação em quatro dos objetivos analisados: 

- Objetivo 8: Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos; 
- Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles; 
- Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; 
- Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. 

A UFABC destaca-se como a 57ª melhor instituição do mundo no Objetivo 8, que avalia as práticas de empregabilidade e proporção de alunos que fazem estágio. Além disso, alcança a 64ª colocação mundial na avaliação de parcerias para implementação de maneiras amplas de apoiar os ODSs, por meio de colaboração com outros países (Objetivo 17). Na análise das abordagens internas das instituições para a sustentabilidade nas cidades e comunidades, a Universidade fica na 66ª posição mundial. Nesses dois últimos quesitos, a UFABC classificou-se como a melhor dentre as universidades brasileiras. 

A métrica utilizada nesse novo ranking mostra que os compromissos assumidos pela UFABC, desde sua criação, estão em acordo com as demandas sociais mundiais. Reforça, também, que a Universidade prioriza a formação, além de profissionais qualificados, de cidadãos preocupados com o desenvolvimento sustentável numa sociedade justa e inclusiva. 

Para o Vice-reitor da UFABC, Wagner Carvalho, “os indicadores utilizados por esse novo ranking estão diretamente relacionados às demandas da sociedade. Ficamos felizes em receber essa notícia, pois é reflexo de nosso compromisso constante em atuar na defesa de uma universidade inclusiva, diversificada e sustentável, valores indissociáveis da pesquisa de excelência e da inovação”. 

Confira o ranking completo

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página