Página inicial > Notícias > Recepção de estudantes do Ensino Médio completa uma década de atividade

Recepção de estudantes do Ensino Médio completa uma década de atividade

Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 14h29

O UFABC Para Todos alcança sua décima edição em 26 de setembro. Idealizado como oportunidade para discentes do 3º ano do Ensino Médio conhecerem mais sobre cursos, setores, entidades estudantis e atividades acadêmicas da Universidade, o evento trouxe até o ano passado cerca de 40 mil visitantes à UFABC.

De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, setor responsável pela organização desse dia de visitas, seis mil pessoas são esperadas neste ano para as atividades que ocorrerão no Ginásio e no Bloco A do Campus Santo André. Dentre as atrações, haverá estandes que divulgarão os cursos da UFABC, apresentação dos projetos pedagógicos e das pró-reitorias, atividades culturais, oficinas, palestras, visitas monitoradas e exposições sobre as mais diversas atividades acadêmicas.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, Leonardo José Steil, o UFABC Para Todos tem se consolidado como um importante momento de interação entre universidade e comunidade, especialmente com alunos de Ensino Médio em busca dos cursos de graduação e respectivos professores interessados nos programas de pós. “Ano após ano o público aumenta, o que demonstra que cada vez mais a população vê a possibilidade de estudar aqui como algo concreto” — avalia Steil. Ele destaca também que a participação da comunidade acadêmica tem sido cada vez maior com o envolvimento de novos setores e entidades.

O pró-reitor afirma que, ao longo de nove anos, o resultado mais importante da realização do UFABC Para Todos tem sido a oportunidade de mostrar a UFABC como universidade gratuita e acessível. “Essa característica dos nossos cursos não permeia a população de modo geral e pleno” — explica. Segundo Steil, a abertura das dependências da Universidade à população é outro aspecto fundamental do evento. Ele diz que isso contribui para que as pessoas entendam que se trata de um espaço público e desperta a sensação de pertencimento, mostrando a Universidade como parte da sociedade.

Steil conta que neste período do ano as escolas da região já incorporaram a visita à UFABC em suas respectivas programações, pois dirigentes e professores do sistema básico de ensino têm noção mais clara da qualidade acadêmica praticada na Universidade. “Eles trazem seus alunos para mostrar uma alternativa para ingresso no ensino superior em uma instituição de qualidade” — revela. Para o pró-reitor, o destaque do evento no calendário acadêmico da UFABC é o sinal mais significativo de reconhecendo da importância do UFABC Para Todos para a vida acadêmica da instituição.

25 09 19 interna

Primeira edição em 2010 foi marco na abertura da UFABC à comunidade