Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Reitoria e comunidade universitária na luta contra o novo Coronavírus
Início do conteúdo da página

Reitoria e comunidade universitária na luta contra o novo Coronavírus

Publicado: Quinta, 26 de Março de 2020, 18h25

Nos últimos dias, a Reitoria da UFABC e diversos membros da comunidade universitária deram início a iniciativas que visam a ajudar governos, entidades e pessoas na luta contra a pandemia do novo Coronavírus. São atividades ligadas à pesquisa, extensão e divulgação científica que abrangem várias áreas do conhecimento e de atuação da Universidade com a comunidade. 

Vale ressaltar que quase diariamente novas ações estão sendo promovidas. A UFABC vai noticiá-las por meio de seus canais de comunicação, com destaque para a página inicial do portal www.ufabc.edu.br (leia em "Últimas Notícias"), para os perfis da Universidade no Facebook e no Instagram. Solicita-se que novas iniciativas sejam comunicadas via mensagem eletrônica para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., tendo como assunto "Iniciativa COVID-19".  

Nesta quinta-feira (26), a Reitoria enviou e-mail para a Comunidade Universitária manifestando apoio à realização dessas iniciativas e solicitando registro em formulário online que possibilite à Universidade tomar ciência de todas as ações em andamento. 

Confira a seguir algumas das ações que estão sendo realizadas:

Ações da Reitoria

UFABC estuda produzir álcool em gel

Em tratativas com o Hospital Mário Covas, a Reitoria da UFABC identificou demanda diária de 15 litros de álcool em gel que são indispensáveis para a rotina de procedimentos desse complexo hospitalar público do Grande ABC. A Universidade avaliou que tem capacidade de produzir aquele insumo e aguarda aprovação dos órgãos de vigilância sanitária para a prestação do serviço.

UFABC apoia FMABC em testes da Covid-19

A UFABC está apoiando a Faculdade de Medicina do ABC na preparação de testes para identificar a contaminação de pessoas pela Covid-19. Além do envolvimento de docentes e de alunos de pós-graduação, nossa Universidade colocou à disposição o uso de seus equipamentos de Biologia Molecular. A Reitoria também encaminhou ofício ao Ministério da Educação, solicitando a liberação de recursos que serão destinados a esse trabalho, cujo potencial é ampliar o número de exames para a detecção do novo Coronavírus por órgãos de saúde na região do Grande ABC.

Transporte da UFABC apoia prefeituras

A Reitoria colocou à disposição dos municípios da região veículos (ônibus e carros) que fazem parte da frota da Universidade para suprir necessidades de transporte de trabalhadores da área de saúde e outras eventuais demandas. O serviço aguarda avaliação das prefeituras que agradeceram a Universidade por esse apoio em logística.

Infraestrutura da UFABC pode servir como espaço de vacinação

A UFABC disponibilizou sua infraestrutura para que sejam montados postos de vacinação e de doação de sangue. Essas duas ações na área de saúde são complementares aos esforços para combater a pandemia do novo Coronavírus.


Ações da comunidade universitária

Engenharia Biomédica se engaja na produção de insumos hospitalares

Estudantes da Engenharia Biomédica criaram uma comissão para o desenvolvimento de projetos que permitam a doação ou a entrega (a preço de custo) de insumos hospitalares primordiais ao atendimento dos pacientes da Covid-19, tais como ventilador pulmonar, máscara, viseira, balão hiperbárico e câmara de esterilização. Há também estudos que consideram o uso de recursos da IoT (Internet of Things) e da automação que poderão reduzir o tempo de triagem e de tomada de decisão, descongestionando, assim, os serviços de pronto atendimento da região. O grupo ainda conta com uma frente dedicada à comunicação das ações e ao contato com secretarias de saúde, assessorias jurídicas, indústrias, dentre outras entidades. Interessados em participar do projeto devem preencher o formulário de triagem de voluntários disponível em: https://forms.gle/w3QiCnEYZgzH8p746

Docente e estudante envolvidos em Observatório COVID-19

O docente Renato Coutinho e a estudante Júlia Yoko Lopes Yamaguti da UFABC atuam no projeto Observatório COVID-19, com pesquisadores da UNESP, USP, UNICAMP e com instituições estrangeiras, tais como a UC Berkeley, a University of Chicago (Estados Unidos) e a Uni Oldenburg (Alemanha). A iniciativa visa à realização de simulação de cenários e identificação de tendências sobre o estado da pandemia do novo Coronavírus no Brasil. São utilizados modelos matemáticos para a realização de análises estatísticas e previsões que, além do acompanhamento da propagação da doença no país, contribuirão para o planejamento de políticas públicas nesse campo. O trabalho pode ser conferido em: https://covid19br.github.io/index.html

Pesquisadoras de Biossistemas produzem conteúdos sobre a COVID-19

As docentes Maria Cristina Carlan da Silva e Helena Beatriz de Carvalho Ruthner Batista, pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Biossistemas, estão publicando conteúdos para a difusão de informações sobre a pandemia do novo Coronavírus. Dentre os temas abordados até o momento figuram os modos de transmissão, bem como as medidas mais eficazes para o controle da COVID-19. As publicações estão disponíveis em: https://biossistemasufabc.wixsite.com/home/post/biossistemas-e-covid-19


Meditação guiada em prol da saúde mental em tempos de COVID-19

Nesse período em que a rotina de todas e todos passa por reorganização, o Prof. Guilherme Brockington do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC oferece meditações guiadas para a comunidade da UFABC. Sem qualquer viés religioso, a atividade é orientada em prol do equilíbrio emocional das pessoas e ocorre remotamente via plataforma de reuniões online Zoom (serviço privado, porém aberto para uso público por tempo determinado durante a pandemia). Quem quiser participar basta acessar esse link: https://us04web.zoom.us/j/6562685741.

Crédito da Imagem: Maurizio De Angelis / The Lancet

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página