Página inicial > Notícias > Sai nomeação de novo reitor na UFABC

Sai nomeação de novo reitor na UFABC

Publicado: Quinta, 17 de Abril de 2008, 10h28

A exoneração do professor José Fernandes de Lima do cargo de reitor pró tempore da UFABC e a nomeação do professor Luiz Bevilacqua como substituto foram publicadas na edição de hoje (15/12) do Diário Oficial da União em portaria assinada pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad. Essa mudança havia sido anunciada há uma semana pelos dois professores, durante encontro entre eles e os docentes da Universidade.

Bevilacqua já ocupava o cargo de vice-reitor pro tempore da UFABC. Em 2005, ele presidiu a Comissão de Implantação que elaborou o documento “UFABC – Universidade de ponta para o século XXI: Arquitetura Acadêmica para a Universidade Federal do ABC”. Esse trabalho definiu o projeto básico de concepção e filosofia educacional da primeira instituição pública de ensino superior da Região do ABC.

Experiência Acadêmica
O novo reitor é engenheiro civil, formado pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (atualmente, UFRJ), com pós-graduação em engenharia de estruturas (T H Stuttgart); livre docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Resistência dos Materiais), onde também foi professor titular do Programa de Engenharia Mecânica no Instituto Alberto Luiz Coimbra (COPPE); é PhD em Mecânica Teórica e Aplicada pela Universidade de Stanford e ocupou a vice-reitoria acadêmica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

O professor Luiz Bevilacqua possui a Gran Cruz da Ordem do Mérito Científico, integra a Third World Academy of Sciences (TWAS), a Academia Européia de Ciências e é membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Entre suas principais áreas de interesse no ensino e pesquisa estão: Mecânica dos Sólidos (Teoria das Cascas, Dinâmica das Estruturas e Propagação de Ondas em Meios Contínuos); Métodos Variacionais em Mecânica e Modelagem Matemática e Computacional de Bio-Ecosistemas.

UFABC