Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Santo André conta com mais 110 leitos em hospital de campanha na UFABC
Início do conteúdo da página

Santo André conta com mais 110 leitos em hospital de campanha na UFABC

Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2020, 18h21

Terceiro hospital de campanha da cidade, instalado no campus Santo André da UFABC, conta com dez leitos de UTI e outros dez para gestantes e puérperas, em uma ala exclusiva

Santo André passou a contar nesta quinta-feira (11) com mais 110 leitos para tratamento de pacientes com Covid-19, com a finalização das obras do terceiro hospital de campanha do município, instalado no campus Santo André da Universidade Federal do ABC (UFABC). Do total de leitos, dez são de UTI e outros dez são voltados ao atendimento de gestantes e puérperas, em uma ala exclusiva.

“Trata-se de uma parceria muito importante para a cidade, que agora está materializada nestes 110 leitos para continuarmos cuidando cada vez mais da nossa gente. Vale destacar que o álcool em gel a ser utilizado será produzido em laboratório da Universidade, por meio de projeto conduzido por professores e técnicos administrativos da UFABC. Mais um produto e serviço da pesquisa que a universidade faz”, destaca o prefeito Paulo Serra.

O hospital de campanha foi instalado no espaço do Ginásio Poliesportivo da UFABC. O campus foi dividido em dois diferentes setores, para garantir que não haja interação entre os públicos. Desta forma, tanto a circulação de pedestres, quanto a de veículos das pessoas vinculadas ao hospital, ficará restrita à área externa localizada ao lado do ginásio, que possui acesso pela Avenida dos Estados.

A Prefeita Universitária da UFABC, Simone Pellizon, destacou a estrutura do Ginásio para a instalação do hospital de campanha: “Além de facilitar a separação de leitos para atendimento de casos de baixa, média e alta complexidade, o espaço propiciou a organização de vestiários do piso inferior exclusivamente para os pacientes e, do piso superior, aos trabalhadores da saúde, os quais poderão, ao término de sua jornada, higienizar-se e acessar a saída do hospital sem retorno à ala de internação. Isso proporcionará conforto e segurança a todos”.

O reitor da UFABC, Dácio Matheus, ressalta a atuação da Universidade nesta iniciativa. “É uma obrigação da Universidade Federal do ABC apoiar a comunidade com mais este serviço que estamos prestando para a população, nesta parceria com a Prefeitura de Santo André, Governo do Estado e Governo Federal, com recursos do MEC, também. Fazer ensino, pesquisa e extensão, é justamente a nossa relação com a sociedade do ABC e do Brasil, e essa iniciativa é parte da nossa missão. Sentimo-nos honrados em prestar este serviço”.

O novo espaço começará a ser utilizado de acordo com os índices de ocupação do Estádio Bruno José Daniel, que foi o segundo hospital de campanha inaugurado na cidade. O primeiro hospital de campanha foi instalado no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia.



Planejamento – O combate ao novo coronavírus em Santo André é centrado principalmente no planejamento, que levou a cidade a se preparar com antecedência e estruturar a rede de saúde para atender os pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Por causa das medidas adotadas pela Prefeitura desde o início da pandemia, Santo André é hoje uma das cidades mais bem preparadas para enfrentar a doença e preservar vidas. Com a entrega dos 110 leitos da UFABC, a cidade passou a contar com 410 novos leitos para tratamento de Covid-19, sendo 180 no Complexo Pedro Dell’Antonia e 120 no Estádio Bruno Daniel.

A Secretaria de Saúde reforça que as UPAs e Unidades de Saúde continuam sendo a referência para o atendimento inicial de casos de coronavírus. Os hospitais de campanha funcionam como retaguarda do serviço público de saúde e os pacientes chegam, exclusivamente, transferidos por ambulâncias.

Prefeitura Municipal de Santo André 

(Com acréscimos da Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC)

Registrado em: Notícias
Marcador(es):
Fim do conteúdo da página