Página inicial > Notícias > Premiações e debates sobre bioeconomia marcam Semana de CT&I do Grande ABC

Premiações e debates sobre bioeconomia marcam Semana de CT&I do Grande ABC

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 17h20

Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretor-Científico da FAPESP, foi um dos homenageados.

A Agência de Inovação da Universidade Federal do ABC (Inova UFABC) realizou a Semana de Ciência Tecnologia e Inovação (CT&I) do Grande ABC 2019, entre os dias 16 e 18 de outubro, no campus Santo André. O evento se conectou à 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT, cujo eixo temático, em 2019, é "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável".

A programação da Semana de CT&I do Grande ABC contou com palestras, minicursos e premiações, dentre elas, a Final do Desafio UFABC-SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) São Paulo.  O vencedor foi o projeto "Smart Pass – Controle de Acesso", da equipe formada por Edgard Gonçalves Cardoso, Fabio Hirotsugu Hayashi e Victor Takashi Hayashi, que apresentou uma solução para controle de acesso com senha pelo celular e cartão, com fácil manutenção por partes e baixo custo.

O Prêmio UFABC de Inovação, idealizado pela Inova UFABC, foi entregue a pesquisadores que se destacaram na categoria Interação Universidade – Empresa, por contribuírem para o desenvolvimento tecnológico e promoverem a aproximação entre a oferta de pesquisa da Universidade e as demandas tecnológicas do setor empresarial. Os homenageados nessa categoria apresentaram aos participantes da Semana de CT&I os seus projetos:

- "Eficiência energética e minigeração em instituições públicas de educação superior", da professora Patrícia Teixeira Leite Asano;

- "Desenvolvimento de microcápsulas biodegradáveis contendo biofungicida para aplicação na agricultura", do professor Derval dos Santos Rosa e da aluna Leticia Cuebas;

- “Viabilidade da utilização de polipropileno reciclado em aplicações automotivas”, de Márcia Aparecida da Silva Spinacé e Karen de Souza do Prado, com a participação de Bruno Henrique dos Santos.

O evento contou ainda com a entrega do prêmio “Referência em Inovação” ao Diretor-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Carlos Henrique de Brito Cruz, por sua relevante contribuição ao campo da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.