Página inicial > Notícias > Seminário de Pós-Graduação aborda desafios para o futuro da Internet

Seminário de Pós-Graduação aborda desafios para o futuro da Internet

Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2019, 17h22

O professor Daniel Macedo Batista, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), ministrou, em 31 de julho, a palestra “Avanços em Redes de Computadores para a Internet do Futuro: 5G, SDN e IoT. Trata-se de atividade que integra o ciclo de Seminários do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFABC.

No evento, houve destaque aos problemas decorrentes do número crescente de dispositivos conectados à Internet em contexto no qual a rede se tornou referência no processo de transmissão de dados e armazenamento. Foram discutidas possibilidades de atuação dos profissionais de Ciência Computação por meio de novas aplicações que podem colaborar para a reorganização do sistema, trazendo maior agilidade e eficiência a seus usuários:

“Falar sobre esse assunto é muito importante, pois a UFABC possui um curso de Computação e se torna necessário mostrar para os alunos que a Internet precisa evoluir e sair desse ambiente controlado, para que o programador consiga colocar ali a sua ideia. Afinal, quando essas informações são compartilhadas podemos de repente mudar o futuro de alguém”, ressaltou o professor Daniel Macedo Batista.