Página inicial > Notícias > Universidade Federal do ABC avança em ranking internacional

Universidade Federal do ABC avança em ranking internacional

Publicado: Quarta, 09 de Mai de 2018, 14h59

O Emerging Economics University, ranking de abrangência mundial do Times Higher Education (THE), colocou a Universidade Federal do ABC no grupo das melhores universidades dos países emergentes ou de fronteiras. Além de ser agraciada com a presença nesse seleto grupo, a UFABC subiu 14 posições na classificação geral (ocupando a 153ª colocação) em relação à classificação obtida em 2017, quando ocupou a 167ª posição.

A presença da UFABC no Emerging Economics University, do THE, é uma importante conquista, uma vez que ranking analisou instituições de educação superior de 50 diferentes países, dos quais apenas 378 universidades foram classificadas por critérios rigorosos de qualidade.

Para Wagner Carvalho, Assessor de Relações Internacionais da UFABC, esse resultado consagra o esforço da Universidade ao longo dos últimos anos na promoção do reconhecimento internacional. Segundo Carvalho, “a UFABC, mesmo sendo bastante jovem, vem realizando um trabalho de excelência na internacionalização, executado por uma equipe altamente capacitada, conduzida nos últimos anos pelo Professor Carlos Kamienski, visando a consolidação da reputação internacional da Universidade”.

A metodologia utilizada pelo ranking considera como indicadores de desempenho os pontos fortes de cada universidade em relação as suas principais missões - ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais, porém priorizando características de desenvolvimento das universidades em economias emergentes. Por exemplo, um peso maior é atribuído a conexões com o segmento industrial e à visibilidade internacional.