Página inicial > Notícias > UFABC divulga à sociedade suas ações contra a pandemia do novo coronavírus

UFABC divulga à sociedade suas ações contra a pandemia do novo coronavírus

Publicado: Quarta, 24 de Junho de 2020, 15h00

Nova página, dentro do Portal da UFABC, traz informações atualizadas, notícias e vídeos sobre dezenas de projetos de combate à Covid-19.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Universidade Federal do ABC tem se dedicado a contribuir para o seu enfrentamento e superação. Entre ações institucionais e propostas por sua comunidade universitária, até o momento já se somam 65 iniciativas formalizadas, dentre inúmeras outras, que também contam com a participação de seus membros.

Para tratar dessas ações foi criado o Comitê da UFABC contra o novo coronavírus (Covid-19), instância responsável pela avaliação de novos projetos e pela busca de recursos, públicos e privados, para a sua consecução. Até o momento foram publicados dois editais, que selecionaram mais de 65 propostas apresentadas por professores, alunos e técnicos administrativos da UFABC. As iniciativas abrangem diversas áreas de intervenção, classificadas em quatro grandes grupos: pesquisas, mapeamentos, produção de EPIs e ações comunitárias.

O comitê é coordenado pelo Vice-Reitor da UFABC, Prof. Dr. Wagner Carvalho. Segundo ele, a Universidade tem buscado apoiar as mais diversas ações de combate emergencial à pandemia. “São ações que vão desde a produção de componentes para equipamentos hospitalares, produção de EPIs, busca por processos eficientes de esterilização, avaliação de testes rápidos para a Covid-19, mapeamento e apoio a populações em situação de vulnerabilidade, avaliação das condições da rede hospitalar da região do ABC, dentre várias outras. A atuação do comitê não se limita às possibilidades de financiamento dessas ações, que estão relacionadas aos dois editais já publicados. Também atuamos na divulgação das propostas e na busca por parceiros. Diversas das ações já contam com apoio de indústrias da região, inclusive com a oferta de insumos para o seu desenvolvimento.”

Esta página destina-se à divulgação dos referidos projetos e seus resultados. Há desde informações fundamentais, como títulos, objetivos e responsáveis, até notícias e vídeos a respeito das iniciativas. Seu principal objetivo é manter a sociedade informada acerca das realizações da UFABC relativas a uma das maiores responsabilidades sociais das universidades públicas na atualidade: a mobilização de seus conhecimentos e recursos em prol do combate à maior emergência de saúde pública de âmbito internacional da recente história da humanidade.

“A pandemia nos iguala como seres humanos, expõe nossas desigualdades sociais e colapsa nosso sistema de saúde. Por outro lado, evidencia a relevância da ciência para a humanidade, pois sem ela caminhamos no escuro. Tem revelado à população os verdadeiros patrimônios públicos, que são as nossas universidades, os nossos institutos de pesquisa e o SUS, que tem dado respostas rápidas apesar do pouco investimento. Parabéns à comunidade científica por esse pacto pela vida”, conclui o Reitor da UFABC, Prof. Dr. Dácio Matheus.

Acesse a nova página de divulgação das ações da UFABC contra a Covid-19.

#NósPeloBemComum

Veja o vídeo em que o Vice-Reitor e Presidente do Comitê da Universidade Federal do ABC contra o coronavirus (Covid-19), o Prof. Dr. Wagner Carvalho anuncia projetos promovidos pela Universidade no combate à pandemia do novo coronavirus:

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Marcador(es):