Página inicial > Notícias > UFABC e IPT elaboram Carta Geotécnica em Santana de Parnaíba

UFABC e IPT elaboram Carta Geotécnica em Santana de Parnaíba

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 09h13

A Universidade Federal do ABC (UFABC), em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), desenvolveu estudos para a composição de Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização (CGAU) em comunidades de Santana de Parnaíba-SP. Trata-se de produto cartográfico com diretrizes de planejamento para o uso e ocupação do solo em territórios onde vivem populações em vulnerabilidade socioeconômica.

A professora e vice-coordenadora do Laboratório de Gestão de Riscos (LabGRis), Kátia Canil, liderou a equipe da UFABC que atua ao lado dos técnicos do IPT, coordenados pelo pesquisador Carlos Geraldo Luz de Freitas, do Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental.

O trabalho parte da realização de oficinas que envolvem servidores da Prefeitura, bem como representantes de associações e entidades do setor privado e da sociedade civil. A regularização da situação fundiária e a resiliência ambiental de comunidades que vivem em assentamentos precários no município figuram entre os temas abordados com esses atores. O intuito é constituir parcerias permanentes, para que os munícipes possam participar de processos decisórios relacionados a essas questões.

Além desse trabalho realizado em Santana de Parnaíba, a equipe da UFABC, por meio de Termos de Cooperação com o Ministério das Cidades, elaborou as Cartas Geotécnicas para os municípios de Itapevi, Itapecerica da Serra, e Caieiras (2016-2018).  Na região do Grande ABC, foi elaborada a CGAU de São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra (2014-2015) e, como resultado de convênio firmado com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a ação alcançou os municípios de Santo André e Ribeirão Pires (2015-2016).

IPT: http://www.ipt.br/noticias_interna.php?id_noticia=1573
LabGris: http://www.athis.org.br/project/labgris/