Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > UFABC e USCS realizam a 8ª edição do Encontro de Iniciação Científica
Início do conteúdo da página

UFABC e USCS realizam a 8ª edição do Encontro de Iniciação Científica

Publicado: Quinta, 22 de Novembro de 2018, 16h33

Entre os dias 5 e 9 de novembro foi realizado, no Campus Santo André, o VIII Encontro de Iniciação Científica, organizado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). O evento registrou mais de 500 trabalhos inscritos, segundo a Coordenadora do Comitê dos Programas de Iniciação Científica da UFABC, professora Roseli Benassi. 

A cerimônia de abertura foi realizada no dia 5, com a presença do Reitor da UFABC, professor Dácio Matheus. Em seu pronunciamento, o Reitor enfatizou a importância da Iniciação Científica na formação dos estudantes desde o início da vida universitária, por meio de iniciativas como o Programa Pesquisando desde o Primeiro Dia (PDPD), e enfatizou que a UFABC é uma das poucas, senão a única universidade, a promovê-lo: “Isso é fundamental para que possamos concretizar a máxima que está na nossa constituição, onde a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão são condições para um ensino de qualidade. Então há de se reconhecer a capacidade e a necessidade de os alunos e as alunas, desde o 1º dia, já se envolverem com o ambiente de pesquisa. E é importantíssimo que nós desenvolvamos e reafirmemos o compromisso da academia para o desenvolvimento da ciência”. 

Ao longo da semana, foram realizadas diversas palestras e sessões de apresentações de pôsteres. Os trabalhos foram agrupados de acordo com os eixos do projeto pedagógico original da UFABC: energia, processos de transformação, humanidades, comunicação e informação, estrutura da matéria e simulação e representação. 

No dia 9 ocorreu a cerimônia de encerramento do evento, com a premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos discentes ao longo da semana. Os alunos condecorados receberam livros doados pela Editora da UFABC. Na ocasião, a Pró-reitora de Pesquisa da UFABC, professora Sônia Malmonge, parabenizou e agradeceu a dedicação de todos os envolvidos, desde os organizadores até os participantes, e afirmou que, embora o evento simbolize a conclusão de mais um ciclo anual de atividades de Iniciação Científica, espera que os estudantes prossigam na carreira de pesquisadores ao longo de toda a sua vida acadêmica. 

Confira a lista e as fotos dos premiados. 

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página