Página inicial > Notícias > UFABC figura dentre as 7 universidades brasileiras de maior impacto em ranking internacional

Publicado: Quinta, 23 de Abril de 2020, 16h50

O ranking Times Higher Education Innovation, cuja segunda edição acaba de ser publicada, divulgou a lista das universidades com alto impacto no desempenho global em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Foram considerados indicadores referentes ao ano base 2018, que possibilitaram comparações abrangentes e equilibradas em três grandes áreas: pesquisa, extensão e administração.

Nesse ranking mundial, a UFABC figura em 7° lugar no Brasil, e na posição 201-300 entre as 766 universidades elencadas. Dentre os ODS em que a UFABC se destacou estão o ODS 6 (Água limpa e saneamento), o ODS 7 (Energia limpa e acessível), o ODS 11 (Comunidades e cidades sustentáveis) e o ODS 17 (Parceria para os objetivos).

Em relação ao ODS 11, que tem por objetivo “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”, a UFABC desenvolveu ações fortalecedoras à sustentabilidade e a melhorias de mobilidade urbana em 2018. É possível citar, ainda, no caso do ODS 6 (Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos), e do ODS 7 (Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos), diversos projetos de extensão e inovação que envolveram agroecologia, agricultura e energia, além do importante trabalho desenvolvido pela Comissão Consultiva à Sustentabilidade da UFABC.

O ODS 17 (Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável), por sua vez, analisa como as universidades apoiam os objetivos de desenvolvimento sustentável de maneira mais ampla, por meio da colaboração com outros países, da promoção de melhores práticas e da publicação de dados. No caso da UFABC, aplicam-se as parcerias com organizações e universidades internacionais, além dos relatórios publicados anualmente, como o Relatório de Gestão e o Relatório Anual da Comissão Consultiva à Sustentabilidade.

A avaliação das universidades em rankings pode oferecer uma visão mais clara de pontos a serem melhorados, além de exaltar algumas peculiaridades e virtudes. Tais prerrogativas reiteram o compromisso da UFABC de continuar trabalhando na busca pela excelência, mantendo sua essência e visando seus principais objetivos com os alunos e toda a sociedade.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Marcador(es):