Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > UFABC implanta ciclovia próxima ao Campus Santo André
Início do conteúdo da página

UFABC implanta ciclovia próxima ao Campus Santo André

Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2019, 11h00

mapa ciclovia

Recentemente foi implantada, nas imediações do Campus Santo André, uma ciclovia que se estende da entrada principal do Campus (próxima ao Bloco B) até o Terminal Metropolitano Santo André Leste, numa extensão de, aproximadamente, 1,3 km. 

O trajeto da ciclovia percorre o passeio do Carrefour, paralelo à Avenida dos Estados, cruzando a Avenida Antônio Cardoso até entrar na rotatória da Avenida dos Estados. Na sequência, segue pelo passeio paralelo à Rua Augusto Ruschi, passando em frente à entrada do Assaí até o cruzamento com a Rua Visconde de Taunay, no Terminal Leste, onde termina. 

Segundo a Superintendência de Obras (SPO) da UFABC, a maior parte da obra foi realizada no segundo semestre de 2018, e partiu de um compromisso firmado entre a UFABC e o Conselho Municipal de Políticas Urbanas da Prefeitura de Santo André. De acordo com o Superintendente de Obras da UFABC, Guilherme Madeira, a implantação de um campus universitário constitui-se num empreendimento de impacto de vizinhança, sobretudo no trânsito; por essa razão, a Universidade comprometeu-se a providenciar adequações e melhorias no sistema viário das vias limítrofes às suas instalações. 

Ele explica, ainda, que os serviços executados foram contratados por meio de licitação, tendo como objeto diversas ações de melhorias em vias públicas, como: execução de sinalização viária vertical e horizontal, abertura, alargamento, pavimentação, adequação de sistema semafórico, rebaixamento de guias para atendimento à acessibilidade, iluminação, entre outras ações para a melhoria da mobilidade no entorno do Campus Santo André, possibilitando um melhor acesso dos usuários aos modais de transporte disponíveis. Todas essas ações totalizaram investimentos em torno de 390 mil reais, incluindo a obra da ciclovia. 



Expansão 
Segundo a SPO, a ciclovia foi projetada pensando-se numa futura integração com a ciclovia proposta pela Prefeitura de Santo André para a Avenida dos Estados. A implantação da obra foi acompanhada, também, por técnicos do Departamento de Engenharia de Tráfego da Prefeitura, tendo, inclusive, adequações por eles propostas. Além disso, em consonância com a recomendação do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da UFABC (2016 - 2022), é do interesse da Universidade que seus dois campi sejam interligados por uma ciclovia intermunicipal. 

Sustentabilidade 
A professora Silvana Maria Zioni, Coordenadora da Comissão Consultiva à Sustentabilidade da UFABC, endossa a informação de que a ciclovia é uma das medidas mitigadoras previstas no estudo de impacto de vizinhança do Campus Santo André. E explica sua relação com o Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFABC: “O PLS preconizou diversas medidas e ações de incentivo ao uso de bicicletas, inclusive a implantação de uma ciclovia intercampi, complementar a essa ora implantada, como também a integração dos campi às ciclovias municipais. Entendo que o PLS, como outras iniciativas apoiadas pela Comissão Consultiva à Sustentabilidade, miram o incentivo ao uso de modos de transporte não motorizados, favorecendo a transformação do padrão de mobilidade da comunidade universitária segundo parâmetros de sustentabilidade e ampliação da mobilidade ativa.” E acrescenta: “A implantação da ciclofaixa repercute positivamente no entorno do Campus Santo André, pois sinaliza um percurso de melhor condição de visibilidade e segurança, o que vai favorecer os pedestres que percorrem o trajeto entre os terminais de transporte e o campus.”

foto ciclovia ufabc compress

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC 


Créditos 
Mapa: Vanessa Ferreira 

Imagem: Robson Mioto

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página