Página inicial > Notícias > UFABC obtém recursos para projeto ambiental

UFABC obtém recursos para projeto ambiental

Publicado: Quinta, 17 de Abril de 2008, 10h31

A Universidade Federal do ABC conseguiu recursos no valor R$ 40.750,00 para o programa de extensão universitária “Assessoria e Capacitação para Elaboração de Planos de Uso e Ocupação de Zonas Especiais de Interesse Ambiental (ZEIA's B)”. A aprovação do projeto ocorreu nos ministérios da Educação e das Cidades, sendo este último o responsável pela disponibilidade do recurso. Esse trabalho servirá de apoio para a elaboração de um diagnóstico e de diretrizes e recomendações para a estruturação de um zoneamento ambiental em Santo André.

A proposta do programa foi elaborada pela Pró-reitoria de Extensão da UFABC em conjunto com o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do município. A Universidade ficará responsável por assessorar os dois órgãos locais na elaboração dos Planos de Uso e Ocupação das ZEIA’s B, instituídas pelo Plano Diretor Participativo da cidade. Cerca de oito mil pessoas vivem nessas áreas, onde se situam nascentes de córregos importantes e limítrofes a Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), ocupadas por segmentos de baixa renda em trechos de recuperação urbana.

O coordenador do projeto pela UFABC, professor Francisco Comarú, ressalta que o programa vai contribuir com parte das análises, metodologia e com a sensibilização de quadros e lideranças sociais. Representantes de todas as instituições envolvidas e, sempre que possível, de integrantes do Conselho Municipal de Política Urbana e do Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental participarão das oficinas promovidas pelo projeto. As etapas iniciais do Programa começam em dezembro de 2006 com prazo de oito meses para conclusão. Na fase final, haverá um seminário regional sobre a interface do planejamento ambiental com o urbano e a publicação dos resultados do trabalho e da temática.

UFABC