Página inicial > Notícias > UFABC organiza ciclo de debates sobre globalização

UFABC organiza ciclo de debates sobre globalização

Publicado: Terça, 20 de Mai de 2008, 11h25

A universidade promove, em parceria com o movimento sindical do ABC, a partir do próximo dia 15, às 18h, no Bloco B, em Santo André, o “I Ciclo de debates sobre a Globalização e os Sistemas Internacionais”. O evento será o primeiro de quatro encontros mensais que têm como público-alvo os trabalhadores da Região e a comunidade acadêmica.

O ciclo discutirá as facetas do fenômeno da globalização, como o seu impacto sobre as cidades e regiões metropolitanas, os fluxos migratórios internacionais e a internacionalização do sistema de ciência, tecnologia e inovação. O eixo central do evento será o debate sobre o preparo dos trabalhadores para as mudanças socioeconômicas, políticas, culturais e tecnológicas que vêm ocorrendo no cenário internacional.

No dia 15, o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Paulo Henrique de Almeida abordará a globalização e a herança do sistema Bretton Woods, o conjunto de regras e instituições formais que foram elaborados no ano 1944 pelas forças aliadas após a Segunda Guerra mundial para organizar o sistema monetário internacional. Almeida é doutor em economia pela Université de Paris.

Agendado para o dia 18 de junho, às 18h, o debate seguinte tratará da globalização e as estratégias de reconversão dos territórios urbanos desencadeadas pelas cidades. O ciclo de debates é o primeiro resultado da parceria entre a UFABC e os sindicatos locais.

UFABC