Página inicial > Notícias > Alunos participam de Open Pitch de empreendedorismo e inovação tecnológica

Alunos participam de Open Pitch de empreendedorismo e inovação tecnológica

Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 14h41

No último dia 21, aconteceu mais uma edição do Open Pitch, um evento organizado pelo Centro de Empreendedorismos e Inovação Tecnológica (Ceitec), em parceria com a prefeitura de São Bernardo do Campo, que tem como objetivo de apresentar a empresários e investidores trabalhos realizados por alunos das universidades da região.

A UFABC foi escolhida para participar da terceira edição do evento e registrou, ao todo, onze trabalhos com diferentes temas e abordagens. Os participantes tiveram um espaço de aproximadamente uma hora para expor seus respectivos projetos aos interessados. O diretor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Aplicadas (CECS), da UFABC, professor Harki Tanaka, acompanhou os alunos e vislumbra na iniciativa uma oportunidade de abrir aos discentes espaços para além da esfera acadêmica. “No cenário em que se têm cada vez menos empregos, o empreendedorismo acaba sendo uma das saídas para essa situação. Temos que incentivar esse tipo de evento para colocar os estudantes em contato com o mercado, que é diferente do ambiente universitário, pois os negócios só surgem através de oportunidades” destaca Tanaka.

A ideia de produzir o Open Pitch surgiu há cerca de seis anos e teve como um dos idealizadores o ex-professor do Centro Universitário FEI Sadao Hayashi, que observava projetos sendo desenvolvidos em sua instituição com grandes possibilidades de se tornarem negócios no mercado, porém não encontravam oportunidades externas à universidade. Diante disso, foi discutida uma forma de levar esses trabalhos para fora do ambiente acadêmico e oferecer a possibilidade de a comunidade externa conhecer o que é produzido pelos estudantes. “Nessa atividade estamos incentivando a academia para atuar cada vez mais na área de inovação e tecnologia, de forma a fomentar nos alunos a vontade de empreender”, ressalta Hayashi.

A terceira edição do Open Pitch contou com a presença de representantes do Ceitec, dentre eles, o secretário da pasta Hiroyuki Minami, um dos apoiadores do evento e percussores na formação daquele Centro. “É fundamental que a academia esteja presente para que, junto com as empresas, possam inserir qualquer tipo de projeto público. A nossa meta é que esse espaço seja transformado em um centro de inovação tecnológica para servir as universidades, empresas e também autores de ideias, e, desta forma, ser uma incubadora de ideias para serem lançadas no futuro como startups (empresas)”, pondera Minami.

Para os participantes, o Open Pitch veio como uma oportunidade de mostrar para o público os conhecimentos adquiridos na universidade, como é o caso da pesquisadora Julia Maia que há quase dois anos vem desenvolvendo um projeto incentivando outros usos dos plásticos visando a eficácia e menor tempo de decomposição. “Eu tenho essa vontade criar algo novo desde criança eu sempre pensava ' eu quero inventar alguma coisa que mude o mundo'. Eu sei que essa minha pesquisa pode não mudar o mundo, mas se eu conseguir mudar a ideia de algumas pessoas aqui eu já me sinto grata”, conta Julia.

Após as exposições, os alunos apresentaram seus projetos inovadores para o corpo de jurados, constituído por mais de 20 convidados que, juntos, avaliaram os trabalhos da noite a serem premiados.
Confira os projetos vencedores:

1º lugar: Exoesqueleto Ergonômico: Estudo de viabilidade e implementação do apêndice humano na indústria brasileira
Aluno: Rodrigo Bizon (UFABC) Orientador: Prof. Ugo Ibusuki

2° lugar: The Rise Energy Company: Projeto Umbrella
Alunos: Beatriz Domingues Nuez e Victor Balciunas Atolino (UFABC)

3°lugar: Nanocompósitos Polímeros de Nanopartículas de ZnO e PVA com aplicação em embalagem de alimentos
Pesquisadora: Julia Maia (UFABC) Orientadora: Profª. Juliana Souza

Texto: Cinthia Guimarães